Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22149
Tipo: TCC
Título: A importância da biblioteca escolar na formação do leitor em nível fundamental
Autor(es): Silva, Jackeline Lúcia Araujo da
Primeiro Orientador: Souza, Liliane Braga Rolim Holanda de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da biblioteca escolar na formação do leitor em nível fundamental, sendo o foco principal uma escola privada de porte pequeno da cidade de João Pessoa/PB, na qual está sendo implantada a biblioteca, almejando o incentivo à leitura dos seus alunos, por meio de vários projetos de leitura. Buscou-se fundamentação teórica para compreensão dos aspectos relacionados sobre a biblioteca e o bibliotecário na formação do leitor e das leis que regem as bibliotecas escolares e os parâmetros utilizados. Trata-se de pesquisa descritiva, com características de estudo de caso, em que foram realizadas pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário aos docentes, a coordenação e a direção da escola, e de entrevista a diretora. Os resultados apontados demonstram o papel da biblioteca e do bibliotecário escolar na formação do leitor, descrevem a biblioteca a ser implantada na escola privada, caracteriza o corpo docente e pedagógico da escola quanto ao seu perfil e, por fim, expõe a relevância da biblioteca escolar na formação do leitor no ensino fundamental na percepção do corpo docente e pedagógico da escola, revelando por meio do cotidiano escolar estudado a importância da biblioteca escolar na formação de leitores no ensino fundamental.
Abstract: This paper aims to analyze the importance of the school library in the education of readers in elementary education, with the main focus being a small private school in the city of João Pessoa / PB, in which the library is being implemented, aiming at encouraging reading of their students, through various reading projects. Theoretical basis was sought to understand the related aspects about the library and the librarian in the formation of the reader and the laws that govern school libraries and the parameters used. It is a descriptive research, with characteristics of a case study, in which bibliographic research was carried out, a questionnaire was applied to the teachers, the coordination and direction of the school, and an interview with the principal. The results indicated demonstrate the role of the library and the school librarian in the formation of the reader, describe the library to be implemented in the private school, characterize the teaching and teaching staff of the school in terms of its profile and, finally, exposes the relevance of the school library in the education of the reader in elementary school in the perception of the teaching and teaching staff of the school, revealing through the studied school routine the importance of the school library in the formation of readers in elementary school.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Leitor
Leitura
Biblioteconomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22149
Data do documento: 15-Abr-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLAS22022022.pdf615,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons