Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Rita de Cássia de Lima-
dc.creatorBarbosa, Thays Emmanuelle da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-18T14:15:20Z-
dc.date.available2016-07-27-
dc.date.available2017-09-18T14:15:20Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2216-
dc.description.abstractThis course conclusion work deals with the discussion of the physical spaces of the Early Childhood Education Institutions, the analysis from the perspective of the quality of these spaces. In this sense approach documents governing the infrastructure of Child Education institutions in Brazil and in our region. Our work was developed from the experience we have gained during the supervised and compulsory training in Early Childhood Education, held in a CREI in the city of João Pessoa. The main objective of this work is to understand how the physical space contributes to the integral development of children. Visits were made to two institutions of child education João Pessoa in order to observe their physical spaces and their use. The physical spaces develop the potential and stimulate new skills essential in the construction of autonomy, placing the child as agent construction of their own knowledge, since the child needs to explore the spaces to live it and interact with it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-18T14:15:20Z No. of bitstreams: 1 RCLB27072016: 3209516 bytes, checksum: 08f3d4864976709a6334ba3c92ae20aa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-18T14:15:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RCLB27072016: 3209516 bytes, checksum: 08f3d4864976709a6334ba3c92ae20aa (MD5) Previous issue date: 2016-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEspaços físicos - escolapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscola - infraestruturapt_BR
dc.titleO espaço físico em instituições de educação infantil: contribuições para o desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466972724477965pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso aborda a discussão acerca dos espaços físicos das Instituições de Educação Infantil, na perspectiva da análise da qualidade destes espaços. Neste sentido abordamos documentos que regulamentam a infraestrutura das instituições de Educação Infantil no Brasil e em nossa região. O nosso trabalho foi desenvolvido a partir da experiência que obtivemos durante o estágio supervisionado e obrigatório em Educação Infantil, realizado em um CREI na cidade de João Pessoa. O objetivo central desse trabalho é compreender como o espaço físico contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Foram realizadas visitas a duas Instituições de Educação infantil de João Pessoa com o objetivo de observar os seus espaços físicos e sua utilização. Os espaços físicos desenvolvem as potencialidades e estimulam novas habilidades essenciais na construção da autonomia, colocando a criança como agente construtora do seu próprio conhecimento, visto que a criança precisa explorar os espaços para vivê-lo e interagir com o mesmo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCLB270720163,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.