Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2219
Tipo: | TCC |
Título: | O uso das tecnologias na educação de jovens e adultos: inclusão digital e alfabetização midiática |
Autor(es): | Silva, Renata Andrade da Yabuta, Yukielle Ferreira |
Primeiro Orientador: | Dias, Daniele dos Santos Ferreira |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo investigar a presença e uso pedagógico das tecnologias digitais das turmas da Educação de Jovens e Adultos da rede pública municipal de João Pessoa-PB. A partir de uma pesquisa aplicada, de levantamento e cunho exploratório, com a amostragem simples definida por área, foram entrevistados professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos com foco em discutir questões que envolvem desde o uso das tecnologias à alfabetização midiática nas salas da EJA. A análise dos dados deu-se de forma quantitativa e qualitativa, tendo sido baseada em referencial teórico que permitiu refletir sobre o histórico de utilização das tecnologias em sala de aula e a realidade deste contexto na EJA. A realização desse trabalho foi de extrema importância para o entendimento de como vem sendo a utilização desses recursos tecnológicos em sala de aula. Possibilitou o aprofundamento dos questionamentos através da integração entre as opiniões das pesquisadoras, professores e alunos envolvidos. Nos remetem a necessidade de sensibilização dos docentes para a causa em questão. |
Abstract: | The objective of this review is to investigate the presence and the use of digital pedagogical technologies of the classes of the Education of Young and Adulti of the public school from João Pessoa-PB. From an applied research, survey and exploratory nature, simple samples defined by area, we interviewed teachers and students from Youth and Adult Education in order to discuss issues about the use of technologies and media in the rooms of the EJA. The data were analyzed quantitatively and qualitatively, based on theoretical that allowed to reflect on the historical use of classroom technology and the reality of this context in EJA. The realization of this work was extremely important for understanding how has been the use of these technological resources in the classroom. It showed the depth of questions through integration between the views of the researchers, teachers and students involved in it. It reminds us of the need for sensitization of teachers to the cause in question. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Tecnologias da informação Inclusão digital |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2219 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAS18092017 | 528,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.