Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22200
Tipo: TCC
Título: As lições de Sócrates e o novo código de ética da Biblioteconomia
Autor(es): Farias, Vera Cristina de Sousa
Primeiro Orientador: Freire, Isa Maria
Resumo: O presente trabalho aborda a necessidade de percepção do bibliotecário enquanto sujeito que precisa ter princípios éticos na sua prática para crescer como ser humano e profissional para melhorar a qualidade do seu trabalho e aprimorar seu relacionamento interpessoal. Dessa forma, considera-se que o Novo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário (2018) apresenta normas que orientam a conduta de suas atividades e as lições de Sócrates enquanto princípios importantes para a vida como instrumentos de promoção de seu bemestar social, uma vez que, este profissional possui papel social e criativo na sociedade da informação ao ofertar produtos e serviços gratuitos e de qualidade aos seus usuários. O presente trabalho propõe-se a apresentar as relações entre as Lições de Sócrates e o Novo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário (2018), pesquisar fundamentos sobre as lições de Sócrates, identificar suas normas orientadoras e relacioná-las às lições de Sócrates. O trabalho apresenta como fundamentação teórica as virtudes de Comte-Sponville (1999); as virtudes dos bibliotecários segundo Freire et al. (2015); trabalho de Platão (2003) sobre o conhecimento; Targino (2010) acerca de Ranganathan; Stumpf (2019) e Rasche (2005) sobre o Código de ética; Krogh, Ichijo e Nonaka (2001) acerca da solicitude; Rios (2010) significado de termos, dentre outros. O trabalho apresenta pesquisa bibliográfica realizada a partir de chaves temáticas de busca e abordagem qualitativa pois se preocupa com o sentido e intencionalidade dos textos. Como resultado, observamos que há correlação entre os artigos mencionados do novo Código de Ética e Deontologia da Biblioteconomia (2018) e As Lições de Sócrates. Consideramos que o trabalhar com ética deve ser mais comentado nas unidades de informação.
Abstract: The present work addresses the need for the perception of the librarian as a subject who needs to have ethical principles in his practice to grow as human and professional being to improve the quality of his work and improve his interpersonal relationship. Thus, it is considered that the new Code of Ethics and Deontology of the Librarian (2018) presents norms that guide the conduct their activities and the Lessons of Socrates as important principles for life as instruments to promote their social well-being, since, this professional has a social and criative role in the information society by offering free and quality products and services to its users. The present work aims to show the relations between the Lessons of Socrates and the new Code of Ethics and Deontology of Librarian (2018), research fundamentals on Sócrates’ Lessons, identify its guiding norms and connect them to the Lessons of Socrates. The present work presents as theoretical fundation virtues of Comte-Sponville (1999); the librarian virtues according to Freire et al. (2015); Platão work (2003) about the knowledge; Targino (2010) about Ranganathan; Stumpf (2019) e Rasche (2005) about the new Code of Ethics and Deontology of the Librarian (2018); Krogh, Ichijo e Nonaka (2001) about solicitude; Rios (2010) meaning of terms, among others. The work presents bibliographic research carried out based on thematic keys of search and qualitative approach because it is concerned with the meaning and intentionality of the texts. As a result, we observed that there is correlation between the articles mentioned of the new Code of Ethics and Deontology of Librarian (2018) and the Lessons of Socrates. We believe that working ethically should be more commented in the information units.
Palavras-chave: Ética profissional
Código de ética
Deontologia
Bibliotecário
Biblioteconomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22200
Data do documento: 13-Ago-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VCSF24022022.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons