Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2224
metadata.dc.type: TCC
Title: A cartografia na sala de aula: os desafios encontrados pelo professor de geografia no processo de ensino-aprendizagem.
metadata.dc.creator: Silva, Gleise Rodrigues,
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunico, Camila
metadata.dc.description.resumo: A cartografia pode ser compreendida como uma forma de comunicação, que por meio da utilização de signos se traduz como uma linguagem universal que sempre esteve presente nas diversas sociedades, no tempo e no espaço. Possibilita a apreensão do espaço real, a partir de representações geradas, fato que privilegia e fortalece o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados na Geografia. Assim, é necessário refletir sobre a utilização de instrumentos cartográficos como auxiliadores no estudo do espaço geográfico. Nesse contexto, a pesquisa objetiva verificar a importância da Cartografia Escolar no processo de ensino-aprendizagem da Geografia no Ensino Fundamental II, investigando os desafios existentes entre a cartografia, o ensino e a Geografia no desenvolvimento do conhecimento geográfico. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados no desenvolvimento do trabalho basearam-se no estudo bibliográfico acerca da temática, como também à análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e propostas metodológicas para a aplicação da cartografia em sala de aula. Posteriormente foram aplicados questionários para alunos e professores, de duas escolas municipais de João Pessoa – PB para identificar os conhecimentos e percepções já existentes a respeito da Cartografia, sua importância, dificuldades e aspirações existentes. Por meio das análises realizadas concluiu-se uma carência de recursos didáticos próprios para se trabalhar com os alunos, assim como uma deficiência de absorção dos conhecimentos oriundos da Cartografia. A escassez desses materiais didáticos para o trabalho na sala de aula inviabiliza o contato direto do aluno com as distintas formas de representação espacial.
Abstract: The mapping can be understood as a form of communication, which through the use of signs translates as a universal language that has always been present in diverse societies, in time and space. It allows the seizure of real space, from generated representations, a fact that emphasizes and strengthens the teaching-learning process of the content covered in Geography. Thus, it is necessary to reflect on the use of mapping tools as helpers in the study of the geographic space. In this context, the research aims to verify the importance of the School Cartography in the teaching-learning process in Geography Secondary School, investigating the existing challenges between cartography, education and geography in the development of geographic knowledge. Therefore, the methodological procedures adopted in the development of work were based on the bibliographical study on the theme, as well as the analysis of the National Curriculum Standards and methodological proposals for the application of cartography in the classroom. Later questionnaires were applied to students and teachers in two public schools in João Pessoa – PB to identify the knowledge and perceptions existing about Cartography, its importance, existing difficulties and aspirations. Through analyzes concluded is a lack of proper teaching resources to work with students, as well as a deficiency of absorption of knowledge from the Cartography. The scarcity of these materials for the work in the classroom prevents direct contact of the student with the different forms of spatial representation.
Keywords: Ensino e aprendizagem da geografia
Cartografia escolar
Teaching and learning geography
School cartography
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Geociências
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2224
Issue Date: 3-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRS03062016.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons