Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22246
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Argumentos em defesa da integração das Políticas de Educação e Cultura na época de sua separação instrumental.
Título(s) alternativo(s): Arguments for the integration of the Education and Cultural Policies at the time of their instrumental separation.
Autor(es): Acco, Marco Antônio de Castilhos
Souza, Alexandre Santos Arantes de
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão dos argumentos em favor da maior presença de conteúdos de cultura e artes em processos educacionais, tanto dentro quanto fora da sala de aula e da escola. Os argumentos aqui enfocados são, em sua maioria, oriundos de duas fontes: de uma lado, os argumentos de advocacy encontrados em documentos de referência de duas organizações internacionais, UNESCO e OCDE. De outro, os resultados e impactos do ensino de cultura (artes, humanidades, patrimônio e diversidade cultural e economia criativa) em uma série de dimensões da vida educacional e de seus entorno, já identificados por consistente literatura especializada. As conclusões abordam alguns riscos e desafios para a agenda no Brasil. Em termos metodológicos, os argumentos e pesquisas de impacto aqui analisadas foram selecionadas com base no critério reputacional de suas contribuições.
Abstract: This article aims to present a review of the arguments in favor of the greater presence of culture and arts contents in educational processes, both inside and outside the classroom and school. The arguments here focused mostly come from two main sources: on the one hand, the defense arguments found in reference documents from two relevant international organizations, UNESCO and OECD. On the other, we explore the results and impacts of the teaching of culture contents (arts, humanities, heritage and cultural diversity, and creative economy) in a series of dimensions of educational life and its surroundings, already identified by consistent specialized literature. The conclusions address some risks and challenges for such agenda in Brazil. In methodological terms, the arguments and research of impacts here analyzed were selected based on the reputational criteria of their contributions.
Palavras-chave: Política Educacional
Política Cultural
Arte-Educação
Educação e Cultura
Educational policy
Cultural policy
Art education
Education and culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22246
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Cultura, Educação e Comunicação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons