Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22267
Tipo: Artigo de Evento
Título: Metodologia Comunicativa Crítica: reflexões acerca do Projeto Semiárido em Tela.
Autor(es): Santos, Raquel da Silva
Azevêdo, Sandra Raquew dos Santos
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de pesquisa que envolve a formulação e aplicação de metodologia com base na Metodologia Comunicativa Crítica (MCC) no campo da educomunicação através da experiência do Projeto Semiárido em Tela, nos estado de Pernambuco e Paraíba. A reflexão inicia-se com a contextualização dos tipos de pesquisas participativas na área de ciências humanas e sociais, optando pela metodologia da MMC de Gomez, Latorre, Sánches y Flecha (2006) a partir da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas (2012) e da Teoria da Dialogicidade de Freire (1987). O texto ainda tem como referenciais teóricos Kaplun (1984), Soares (1999) e Schaun (2002) na compreensão de um/a pesquisador/a em comunicação que está comprometido com a transformação social a partir de seu objeto de estudo.
Abstract: - - -
Palavras-chave: metodologia comunicativa crítica
educomunicação
cinema
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22267
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Cultura, Educação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologia Comunicativa Crítica reflexões acerca do Projeto Semiárido em Tela..pdf363,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons