Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22267| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título: | Metodologia Comunicativa Crítica: reflexões acerca do Projeto Semiárido em Tela. |
| Autor(es): | Santos, Raquel da Silva Azevêdo, Sandra Raquew dos Santos |
| Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de pesquisa que envolve a formulação e aplicação de metodologia com base na Metodologia Comunicativa Crítica (MCC) no campo da educomunicação através da experiência do Projeto Semiárido em Tela, nos estado de Pernambuco e Paraíba. A reflexão inicia-se com a contextualização dos tipos de pesquisas participativas na área de ciências humanas e sociais, optando pela metodologia da MMC de Gomez, Latorre, Sánches y Flecha (2006) a partir da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas (2012) e da Teoria da Dialogicidade de Freire (1987). O texto ainda tem como referenciais teóricos Kaplun (1984), Soares (1999) e Schaun (2002) na compreensão de um/a pesquisador/a em comunicação que está comprometido com a transformação social a partir de seu objeto de estudo. |
| Abstract: | - - - |
| Palavras-chave: | metodologia comunicativa crítica educomunicação cinema |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22267 |
| Data do documento: | 2017 |
| Aparece nas coleções: | Cultura, Educação e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Metodologia Comunicativa Crítica reflexões acerca do Projeto Semiárido em Tela..pdf | 363,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
