Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22288
Tipo: | TCC |
Título: | A Educação Física no entendimento de escolares do sexo masculino e feminino : um estudo analítico |
Autor(es): | Cassemiro, Kaique Roberto de Souza |
Primeiro Orientador: | Finco, Mateus David |
Primeiro Coorientador: | Martins, Marcelle de Oliveira |
Resumo: | Ao verificar o entendimento que os estudantes possuem sobre a sua disciplina, o professor de Educação Física (EF) tem, em mãos, informações de grande importância para que ele venha a promover aulas que atendam aos verdadeiros objetivos da disciplina, ampliando a prática pedagógica para além de aulas excludentes e com ênfase nos esportes. O objetivo deste estudo foi analisar os entendimentos sobre a disciplina de EF entre escolares do sexo masculino e feminino do Ensino Médio (EM). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva, com o corte temporal transversal e fundamentada a partir análise de conteúdo. Participaram do estudo 50 estudantes do 2º ano do EM de duas escolas localizadas na região metropolitana de João Pessoa - PB, sendo 25 do sexo masculino e 25 do sexo feminino. Os resultados mostraram que houve diferença no entendimento dos escolares do sexo masculino e feminino a respeito da EF. Ao proporcionar uma EF igualitária para ambos os sexos atendendo aos objetivos da disciplina, o professor contribui para a formação moral de seus alunos, transmitindo valores que levarão consigo para a vida adulta. |
Abstract: | By verifying the understanding that students have about their subject, the Physical Education (PE) teacher has, in their hands, information of great importance so that they can promote classes that meet the true objectives of the subject, expanding the pedagogical practice to in addition to exclusive classes with an emphasis on sports. The aim of this study was to analyze the understanding of PE discipline among male and female high school (HS) students. This is a qualitative research, descriptive type, with a transversal time cut and based on content analysis. Fifty 2nd year EM students from two schools located in the metropolitan region of João Pessoa - PB participated in the study, 25 males and 25 females. The results showed that there was a difference in the understanding of male and female students about PE. By providing an equal PE for both sexes, meeting the objectives of the discipline, the teacher contributes to the moral formation of their students, transmitting values that they will carry with them into adult life. |
Palavras-chave: | Educação Física Escola Ensino Médio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22288 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KRSC15122021.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons