Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22288
Tipo: TCC
Título: A Educação Física no entendimento de escolares do sexo masculino e feminino : um estudo analítico
Autor(es): Cassemiro, Kaique Roberto de Souza
Primeiro Orientador: Finco, Mateus David
Primeiro Coorientador: Martins, Marcelle de Oliveira
Resumo: Ao verificar o entendimento que os estudantes possuem sobre a sua disciplina, o professor de Educação Física (EF) tem, em mãos, informações de grande importância para que ele venha a promover aulas que atendam aos verdadeiros objetivos da disciplina, ampliando a prática pedagógica para além de aulas excludentes e com ênfase nos esportes. O objetivo deste estudo foi analisar os entendimentos sobre a disciplina de EF entre escolares do sexo masculino e feminino do Ensino Médio (EM). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva, com o corte temporal transversal e fundamentada a partir análise de conteúdo. Participaram do estudo 50 estudantes do 2º ano do EM de duas escolas localizadas na região metropolitana de João Pessoa - PB, sendo 25 do sexo masculino e 25 do sexo feminino. Os resultados mostraram que houve diferença no entendimento dos escolares do sexo masculino e feminino a respeito da EF. Ao proporcionar uma EF igualitária para ambos os sexos atendendo aos objetivos da disciplina, o professor contribui para a formação moral de seus alunos, transmitindo valores que levarão consigo para a vida adulta.
Abstract: By verifying the understanding that students have about their subject, the Physical Education (PE) teacher has, in their hands, information of great importance so that they can promote classes that meet the true objectives of the subject, expanding the pedagogical practice to in addition to exclusive classes with an emphasis on sports. The aim of this study was to analyze the understanding of PE discipline among male and female high school (HS) students. This is a qualitative research, descriptive type, with a transversal time cut and based on content analysis. Fifty 2nd year EM students from two schools located in the metropolitan region of João Pessoa - PB participated in the study, 25 males and 25 females. The results showed that there was a difference in the understanding of male and female students about PE. By providing an equal PE for both sexes, meeting the objectives of the discipline, the teacher contributes to the moral formation of their students, transmitting values that they will carry with them into adult life.
Palavras-chave: Educação Física
Escola
Ensino Médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22288
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRSC15122021.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons