Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22289
Tipo: TCC
Título: Jogo e a inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar : uma revisão sistemática
Autor(es): Damasceno, Priscilla Mota
Primeiro Orientador: Marin, Elizara Carolina
Primeiro Coorientador: Souto, Elaine Cappellazzo
Resumo: O Jogo é considerado conteúdo obrigatório a ser tematizado na Educação Física Escolar, cujas especificidades representam grande potencial para o desenvolvimento dos escolares, bem como para promover a inclusão de Pessoas com Deficiência. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática em periódicos científicos sobre o jogo, brinquedo e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar e sua relação pedagógica com o processo de inclusão de pessoas com deficiência nas aulas. É caracterizada como uma pesquisa de revisão sistemática, cujos dados foram extraídos de artigos publicados em periódicos científicos de língua portuguesa que atenderam aos objetivos desta revisão. Foram utilizados como descritores: Brinquedo, Jogos, Brincadeiras, Game, Exergames, Deficiência, Inclusão e Educação Física Escolar. Constatou-se que ainda é escassa a produção científica na área. Não obstante, as pesquisas em análise são unanimes em apontar que as relações pedagógicas entre o Jogo e a inclusão de Pessoas com Deficiência nas aulas de Educação Física Escolar são positivas, benéficas, eficazes e promissoras. Percebe-se que são muitas as contribuições que os Jogos podem proporcionar as PCDs, colaborando assim para o desenvolvimento específico da Educação Física Adaptada, tais como: empoderamento, independência pessoal, melhoria na autoestima, autoconfiança psicológica, social e física, socialização e inclusão, aumento do repertório motor, ampliação dos conhecimentos acerca da cultura corporal, além de ampliar o conhecimento de si mesmo e do mundo.
Abstract: The game is considered mandatory content to be discussed in Physical Education, whose specificities represent great potential for the development of students, as well as to promote the inclusion of People with Disabilities. The aim of this study was to carry out a systematic review in scientific journals about games, toys and games in Physical Education classes and their pedagogical relationship with the process of inclusion of people with disabilities in classes. It is characterized as a systematic review research, whose data were extracted from articles published in Portuguese-language scientific journals that met the objectives of this review. The following descriptors were used: Toy, Games, Jokes, Game, Exergames, Disability, Inclusion and School Physical Education. It was found that scientific production in the area is still scarce. Nevertheless, the researches under analysis are unanimous in pointing out that the pedagogical relationships between the Game and the inclusion of People with Disabilities in School Physical Education classes are positive, beneficial, effective and promising. It is noticed that there are many contributions that PCDs can provide, thus contributing to the specific development of Adapted Physical Education, such as: empowerment, personal independence, improvement in self-esteem, psychological, social and physical self-confidence, socialization and inclusion, increase in the motor repertoire, expansion of knowledge about body culture, in addition to expanding knowledge of oneself and the world.
Palavras-chave: Jogo
Educação Física Escolar
Deficiência
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22289
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMD06012022.pdf652,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons