Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22292
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Da teoria ao ato: refletindo sobre educação, reconhecimento e antirracismo.
Título(s) alternativo(s): From theory to action: reflecting about education, recognition and antiracism.
Autor(es): Flores, Elio Chaves
Tella, Marco Aurélio Paz
Rocha, Solange
Matos, Cristina
Resumo: O artigo trata dos desafios de implantação de uma agenda antirracista no contexto brasileiro. Tendo por objeto ações institucionais desenvolvidas no campo da educação, mais especificamente a análise de um projeto de educação antirracista no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, discute-se: 1) o contexto de demandas de políticas antirracistas no país e que expressam reivindicações históricas dos movimentos negros 2) a relação entre educação, desigualdade e reconhecimento no contexto brasileiro e, por fim, 3) uma recente experiência de ação antirracista no âmbito de uma universidade pública
Abstract: The article deals with the challenges of the implementation of an anti-racist agenda in the Brazilian context. Having as object institutional actions developed in the educational field, particularly an analysis of an anti-racist educational project in the Federal University of Paraíba, it is discussed: 1) the context of anti-racists policies in the country which expresses a long demand of black movements 2) the relations hip among education, inequality and recognition in the Brazilian context and, last, 3) the experience of the project.
Palavras-chave: Educação
Antirracismo
Brasil
Reconhecimento
Education
Anti-racism
Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22292
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Cultura, Educação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da teoria ao ato refletindo sobre educação, reconhecimento e antirracismo..pdf291,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons