Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22327
Tipo: Dissertação
Título: Formação de músicos-produtores em processos de produção musical em estúdio
Autor(es): Alves, Daniel Ramalho
Primeiro Orientador: Beltrame, Juciane Araldi
Resumo: Esta dissertação trata da formação de dois músicos-produtores da cidade de João Pessoa-PB através de observações de seus trabalhos de produção musical e dos seus relatos sobre suas experiências de gravação em estúdio e home studio. O objetivo geral foi compreender como se deu o processo formativo de dois produtores musicais a partir de suas trajetórias de formação e atuação. Como objetivos específicos, visa conhecer o perfil dos produtores como músicos que gravam em estúdio e como se formaram; analisar o processo de como o produtor constrói suas ideias na prática e identificar quais as aprendizagens musicais que ocorrem no processo e finalização de uma gravação. O trabalho tem como foco o produtor musical que é multifuncional, que atua em várias frentes que envolvem o contexto da gravação. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e utiliza-se do estudo multicasos para entendimento dos entrevistados. A mesma se apropria da observação direta e das entrevistas semiestruturadas como técnicas de coleta de dados. A análise de dados empíricos ocorreu em diálogo com autores e trabalhos que tratam das práticas musicais em estúdio e trabalhos na área de educação musical que versam sobre formação musical em diversos contextos. Percebe-se diante dos dados analisados que as aprendizagens vão sendo construídas tanto em estúdios quanto nas relações sociais que os produtores cultivam ao longo da vida, seja em relações de amizade, parcerias em bandas, em produções conjuntas, nos cursos, aulas, como através dos saberes compartilhados na/com a comunidade onde se tem trabalhos musicais em geral. A formação dos participantes é múltipla, envolve diferentes formatos, algo relacionado à aprendizagens entre pares, e isso é visto ao longo da análise da carreira dos produtores, se desenvolvendo então a educação musical emergida do contexto geral de produção musical em estúdio.
Abstract: The research approuch of studying the formation of two musician-producers in the city of João Pessoa-PB through observations of their music production works and their reports on their recording experiences in the studio and home studio. The research has as a general objective to understand how the training process of two music producers took place from their training and acting trajectories. As specific objectives, it aims to know the profile of producers as musicians who record in the studio and how they graduated, analyze the process of how the producer builds his ideas in practice and identify what musical learning takes place in the process and completion of a recording. The work focuses on presenting the music producer that’s multifunctional, who works on several fronts that involve the recording context. The research has a qualitative approach, and it uses the multi-case study to understand the interviewees. It appropriates direct observation and semi-structured interviews as data collection techniques. It can be seen from the data presented that the concepts involved in the analysis are shown in the learning that is being built both in studios and in the social relationships that producers build throughout life, whether in friendship relationships, partnerships in bands, in productions. together, in courses, classes, as well as through the knowledge shared in / with the community where there are musical works in general. The concepts of self-learning and peer-learning are also legitimized throughout the analysis of the producers' careers, and music education emerged from the general context of music production in the studio.
Palavras-chave: Produção musical
Estúdio de gravação
Educação musical
Music production
Recording studio
Music education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22327
Data do documento: 16-Out-2020
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielRamalhoAlves_Dissert.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons