Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2233
Tipo: TCC
Título: Educação de jovens e adultos: um olhar para o retorno dos discentes ao processo de escolarização
Autor(es): Ribeiro, Célia Pereira de Lima
Silva, Cristina Rocha da
Silva, Suzana Maria de Sena Feitosa
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um olhar para o retorno dos discentes ao processo de escolarização” teve por finalidade analisar os impactos que os discentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental e EJA Manoel Faustino de Mendonça, enfrentam ao voltarem para sala de aula. Buscamos conhecer o perfil dos alunos da EJA. A metodologia utilizada foi à pesquisa de campo, com as seguintes fases: estudo bibliográfico, documental, exploratória, observação e investigação aplicada aos educandos e professores/as da EJA, na referida Escola. Após a experiência de campo podemos afirmar que os conteúdos apresentados aos estudantes da EJA estão em consonância com as políticas públicas e o currículo real que orienta o ensino-aprendizagem, mas há vários percalços que ainda encontram-se longe de ser solucionados, haja vista, que faltam condições mínimas para o bom desempenho da tarefa de educar esse grupo de educandos. Falta estrutura física adequada, os docentes carecem, principalmente, de materiais didáticos apropriados, de cursos de capacitação/formação continuada e do reconhecimento na forma de bons salários. Já a expectativa dos educandos vai além do ler e escrever, alguns estão na busca de um emprego melhor para o sustento da família, ou seja, em busca de uma nova perspectiva de vida.
Abstract: This Work Completion of course entitled "YOUTH AND ADULT EDUCATION: a look at the return of students to the educational process" aimed to investigate analyze the impact that the students of the School of Basic Education and EJA Manoel Faustino de Mendonça, face when they return to the classroom. We seek to know the profile of the EJA students. The methodology used was the field research, with the following stages: bibliographical study, document, exploration, observation and applied research to students and teachers / the EJA, in that school. After field experience we can say that the content presented to students of EJA are in line with public policy and the actual curriculum that guides teaching and learning, but there are several pitfalls that are still far from being solved, given, lacking minimum conditions for the proper performance of the task of educating this group of students. Lack adequate physical structure, teachers lack mainly of appropriate teaching materials, training courses / continuing education and recognition in the form of good wages. Already the expectations of the students goes beyond reading and writing, some are in search of a better job to support the family, or looking for a new outlook on life.
Palavras-chave: Escolarização
Estudantes
Educação de jovens e adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2233
Data do documento: 9-Jun-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPLR100820161,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.