Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22440
Tipo: Dissertação
Título: Práticas aprendentes em escolas públicas de ensino básico do estado da Paraíba: mapeamento por desempenho das competências de matemática e suas tecnologias presentes na matriz de referência do ENEM
Autor(es): Andrade Filho, Edwy de Oliveira
Primeiro Orientador: Dias, Guilherme Ataíde
Resumo: Para superar os desafios atuais enfrentados pelas organizações, as escolas públicas de ensino básico devem desenvolver práticas aprendentes, com o intuito de gerar conhecimento e inovação a partir das suas próprias experiências. O desenvolvimento das escolas públicas de ensino básico como organizações aprendentes está vinculado a uma administração inovadora e sincronizada com os princípios da aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento. O objetivo geral dessa pesquisa foi realizar o mapeamento das competências presentes na matriz de referência do ENEM relativas à matemática e suas tecnologias de acordo com o desempenho das turmas e dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas do estado da Paraíba. Esse mapeamento foi realizado através da criação e aplicação conjunta de um sistema de avaliação diagnóstica e de um instrumento de tabulação dos dados oriundos do desempenho nessa avaliação. O método utilizado foi a pesquisa participante. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas do estado da Paraíba. Verificou-se que as escolas participantes apresentaram os piores índices de desempenho nas competências 4 e 5. Os princípios da teoria organizacional, pensamento sistêmico e gestão do conhecimento aplicados em escolas de educação básica contribuíram para o seu desenvolvimento enquanto organizações aprendentes, trazendo benefícios para as instituições, professores e alunos.
Abstract: To overcome the current challenges faced by organizations, public schools of basic education must develop learning practices, with the aim of generating knowledge and innovation from their own experiences. The development of public schools of basic education as learning organizations is linked to an innovative administration and synchronized with the principles of organizational learning and knowledge management. The general objective of this research was to map the competences present in the ENEM reference matrix related to mathematics and its technologies according to the performance of classes and students of senior year of high school in public schools in the state of Paraíba. This mapping was done through the joint creation and application of a diagnostic assessment system and an instrument for tabulation of data from the performance in this assessment. The method used was participatory action research. The research was conducted in five public schools in the state of Paraiba. It was found that the participating schools had the worst performance indices in competences 4 and 5. The principles of organizational theory, systemic thinking and knowledge management applied in schools of basic education contributed to their development as learning organizations, bringing benefits to institutions, teachers and students.
Palavras-chave: Organização aprendente
Pensamento sistêmico
Gestão do conhecimento
Mapeamento de competências
Learning organization
Systemic thinking
Knowledge management
Skills mapping
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22440
Data do documento: 28-Set-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdwyDeOliveiraAndradeFilho_Dissert.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons