Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2249
Tipo: TCC
Título: As leis de Ranganathan no contexto da biblioteca escolar Augusto dos Anjos: um estudo de caso
Autor(es): MORAIS , Edilane Sampaio
Primeiro Orientador: COSTA, Suzana Queiroga
referee1 : PAIVA, Eliane Bezerra
referee2: RAMALHO, Francisca Arruda
Resumo: Estuda a primeira lei - Livros são para o uso e a quarta lei - Economize o tempo do leitor do indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan na Biblioteca Escolar Augusto dos Anjos, situada no Centro Profissionalizante Deputado Antonio Cabral (CPDAC). Nesse contexto, tece um olhar crítico para a realidade das bibliotecas escolares e atuação do bibliotecário escolar. A pesquisa é do tipo Estudo de Caso, de nível exploratório e descritivo, no qual utilizou as abordagens qualitativas e quantitativas. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Nesse sentindo, foi aplicado trinta e cinco questionários aos usuários da biblioteca, no turno da manhã no qual se constatou que nem a primeira lei a primeira lei de Ranganathan – Os livros são para o uso e nem a quarta lei de Ranganathan – Poupe o tempo do leitor, estão sendo aplicadas na biblioteca.
Abstract: Study the first law - Books are for use law and the fourth - Save the reader's time Indian Shiyali Ramamrita Ranganathan in the school library Augusto dos Anjos, located in the Prosfessional Center Deputy Antonio Cabral (CPDAC). In this context, weaves a critical look at the reality of the work of school libraries and school librarian. The search is case study type, level exploratory and descriptive, whichused the qualitative and quantitative approaches. The methodology includes bibliographic, documentary and field research. In this sense, was applied thirty-five questionnaires to library users, in the morning where it was found that neither the first law of Ranganathan first law – Books are for use not the fouth law of Ranganathan – Save time the reader, are being applied in the library.
Palavras-chave: BIBLIOTECA ESCOLAR
LEIS DE RANGANATHAN
FORMAÇÃO ACADÊMICA EM BIBLIOTECONOMIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2249
Data do documento: 27-Fev-2012
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESM19092017.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons