Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22509
Tipo: | Dissertação |
Título: | Escritas de si e fabulação da memória no cinema autobiográfico de Alejandro Jodorowsky |
Autor(es): | Lima Filho, Agamenon Porfírio de |
Primeiro Orientador: | Silva, Marcel Vieira Barreto |
Resumo: | Nas cineautobiografias A dança da realidade (2013) e Poesia sem fim (2016), o diretor Alejandro Jodorowsky rememora e reimagina seu passado. Nos propomos a analisar esses produtos na perspectiva de compreender como as memórias são representadas, abordadas e reelaboradas pelo diretor, ao mesmo tempo em que investigamos sua proposta de cinema autobiográfico. Estruturamos, assim, nossa investigação a partir de quatro eixos: das autonarrativas, das memórias, das autobiografias e do cinema. Por trabalharmos com esse objeto híbrido – entre o cinema e a autobiografia – recorremos a diferentes linhas teóricas. Discutindo autobiografia e escritas de si a partir de autores como Philippe Lejeune (2014) e Gerorge Gusdorf (1991). Memória sob as perspectivas de Henri Bergson (1999) e Maurice Halbwachs. Recorremos a Jöel Candau (2018) e Paul J. Eakin (2019) afim de compreender o intercruzamento das duas temáticas na construção das identidades dos sujeitos. Por fim, nossa análise se aporta em teóricos do cinema como David Bordwell (2008), Jacques Aumont e Michel Marie (2009). Buscando identificar assim os modos com os quais Jodorowsky estrutura suas autonarrativas e põe em cena suas memórias. |
Abstract: | Along his cineautobiographies The dance of reality (2013) and Endless Poetry (2016), diretor Alejandro Jodorowsky recalls and reimagines his past. We analyze these products in order to understand how memories are addressed, represented and re-elaborated by Jodorowsky and what these processes demonstrate on the possibilities of autobiographical cinema. Thus, we structure our investigation in four axes: the study of autobiographies, self-narratives, memory and cinema. Due to the hybridness of the subject, we turn to theorists such as Philippe Lejeune (2014) and George Gusdorf (1991) to discuss autobiography and the writing on the Self; Henri Bergson (1999) e Maurice Halbwachs (1990) to discuss memory; Jöel Candau (2018) e Paul J. Eakin (2019) on the intercrossing between memory and self-narratives in identity building; and David Bordwell (2008), Jacques Aumont e Michel Marie (2019) on film theory. Therefore, we seek to identify the ways in which Jodorowsky structures his self-narratives and puts his memories into play. |
Palavras-chave: | Autobiografia Memória Identidade Cinema Autobiography Memory Identity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22509 |
Data do documento: | 21-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AgamenonPorfírioDeLimaFilho_Dissert.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons