Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22523
Tipo: | Tese |
Título: | Análise do processo de gestão da informação e do conhecimento em uma biblioteca virtual no Second Life |
Autor(es): | Brito, Raissa Carneiro de |
Primeiro Orientador: | Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso na Community Virtual Library (CVL), uma biblioteca localizada no ambiente virtual "Second Life", tendo como objetivo analisar como ocorre a gestão da informação e do conhecimento. Entre as características observadas está o fato de que as bibliotecas virtuais são capazes de viabilizar o acesso simultâneo de várias pessoas, localizadas em diferentes regiões geográficas, com a capacidade de trocar e compartilhar informações e conhecimentos. Entretanto, constatou-se que nem todas as bibliotecas, inseridas em ambientes virtuais, conseguem aplicar todas as potencialidades tecnológicas de que dispõem. A hipótese é de isto ocorre devido à não aplicação da gestão da informação e do conhecimento, o que acaba por dificultar a utilização desses inúmeros recursos próprios da realidade virtual. Destarte, para que todo esse potencial seja verdadeiramente explorado, é necessário poder contar com um trabalho de gestão da informação e do conhecimento aplicado de maneira profissional, pois as bibliotecas com esse perfil se constituem num vasto campo para a atuação de bibliotecários e profissionais da informação. A gestão da informação e do conhecimento se torna algo imprescindível para que as atividades desenvolvidas a partir da utilização dos recursos característicos dos ambientes virtuais se tornem um grande potencial para o compartilhamento da informação e a construção do conhecimento. Esta pesquisa é exploratória e descritiva, direcionada para o processo de gestão da informação e do conhecimento e tem como campo empírico uma biblioteca virtual. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos os gestores, voluntários e usuários. Os dados obtidos foram tratados pelo método da análise de conteúdo, com categorias e subcategorias construídas a partir do modelo de gestão do conhecimento que norteou a pesquisa. Como resultados obtidos, foi observado que a biblioteca possui ações voltadas para a Gestão da Informação e do Conhecimento, porém não segue nenhum modelo formal para a sua aplicação. Foi constatada a ausência de um planejamento para a realização de algumas etapas do modelo estudado, onde foram detectadas lacunas nos processos de armazenamento e a ausência de canais oficiais para o compartilhamento de informações. Tais resultados evidenciaram que a aplicação profissional da Gestão da Informação e do Conhecimento pode auxiliar os gestores a obterem melhor organização do fluxo da informação, viabilizando um melhor conhecimento das necessidades dos usuários com a intenção de obter uma criação contínua de conhecimentos. A pesquisa confirmou que a aplicação da Gestão da Informação e do Conhecimento, de maneira profissional, se constitui num importante recurso capaz de auxiliar sobremaneira o processo de gestão administrativa da organização, contribuindo na consecução dos seus objetivos. Os benefícios residem no auxílio à tomada de decisão dos gestores e no aperfeiçoamento dos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca. No caso da CVL, tudo isso pode ser potencializado, já que nela é possível explorar todos os recursos que a plataforma de realidade virtual (Second Life) disponibiliza para os seus usuários, revelando um ambiente fortemente propício para a colaboração e o compartilhamento do conhecimento. |
Abstract: | This research was carried out from a case study in the community Virtual Library (CVL), a library located in the "Second Life" virtual environment, aiming to analyze how knowledge management takes place in this environment. Among the features observed is the fact that libraries virtual devices are able to allow simultaneous access for several people Fulfillment in different parts of the world, empowering to exchange and share information and knowledge. However, it was found that not all libraries inserted in virtual environments allow to apply all the potential that such environments provide. Among the possible causes of not using these resources, this research is based on the hypothesis that one of the obstacles lie in the lack of application of information and knowledge management to better enable the use of technological resources, typical of reality virtual. Thus, for all this potential to be specifically explored, it is necessary to be able to count on a job of managing information and the technical knowledge in a professional manner, as libraries with this profile have a great potential to work with librarians and professionals of the information, as well as the realization of its social role through the resources available technologies. Information and knowledge management becomes something essential for the activities developed with the specifics of a virtual environment become certain bridges for sharing of information and the construction of knowledge. This research is exploratory and descriptive, directed to the process of information and knowledge and its empirical field is a virtual library, the collection of data was through participant observation, deconstructed, having as research subjects' managers, volunteers and users. The data separation was separated from the method of content analysis, with categories and subcategories built from the knowledge management model that guided the entire research. As results obtained, it was observed that the library, has actions aimed at Information and knowledge Management, however it does not follow any formal application model. The absence of a planning for the application of some steps of the studied model. It was noticed that there are gaps in the storage processes and the absence of official informationsharing channels. Such results, showed that the professional application of Information Management and Knowledge, can help managers to obtain a better organization of the information flow in order to meet the needs of users and enable the continuous creation of knowledge thus helping to achieve the library goals. The survey confirmed that the application of the Management of Information and Knowledge, in a professional way, constitutes an important resource capable of greatly assisting the management process administrative organization. The benefits lie in helping to take decision of managers, improvement of services and products offered by Library. In the case of CVL, all of this can be leveraged, since in a virtual library it is possible to explore all the resources that the platform of virtual reality, in this case, Second Life, makes available to its users, revealing a strongly conducive environment for collaboration and knowledge sharing. |
Palavras-chave: | Biblioteca virtual Gestão da informação e do conhecimento Realidade virtual Virtual library Information and knowledge management Virtual reality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22523 |
Data do documento: | 30-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RaissaCarneiroDeBrito_Tese.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons