Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22559
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tendências temáticas das áreas curriculares no curso de arquivologia da UFPB: análise nos trabalhos de conclusão de curso (2011 –2019)
Título(s) alternativo(s): Thematic trends of curriculumareas in the archivology course at ufpb: analysis in works of course conclusion(2011 –2019
Autor(es): Alves, Thaise Souza de Albuquerque
Córdula, Ana Cláudia Cruz
Feitoza, Rayan Aramís de Brito
Almeida, Carla Maria de
Resumo: Objetiva identificar as tendências temáticas das áreas curriculares dos Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados no Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba,no período de 2011 a 2019. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem mista, ou seja, quantitativa e qualitativa, do tipo descritiva. A coleta dos dados se deu por meio de investigaçõesrealizadas no site da instituição, mais especificamente,no repositório online. Identifica as áreas curriculares abordadasnas pesquisas por meio de uma leitura meticulosa dos títulos, das palavras-chave e, principalmente, dos resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso, dando o aporte necessário para o conhecimento dos temas à luz do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Arquivologia. Identifica um universo de 245 trabalhos defendidos até o ano de 2019. Constata que a área curricular de Gestão de Documentos é uma tendência no curso, visto que abarca temas necessários para execução de práticas arquivísticas emorganizações,e,se apresenta como tema a ser pesquisado por acadêmicos que se interessam por ela. A área com menor índice de pesquisa no curso é a de Organização e Tratamento da Informação Arquivística, algo que chama a atenção ao levar em consideração que é uma das áreas temáticas essenciais para o impacto da prática arquivística por parte dos profissionais.
Abstract: It aims to identify as thematic trends of the curricular areas of the Course Conclusion Papers presented in the Undergraduate Course in Archivology at the Federal University of Paraíba in the period from 2011 to 2019. Methodologically, the research has a mixed approach, that is, quantitative and qualitative, of the descriptive type. Data collection took place through investigations carried out on the institution's website, more specifically in the online repository. It identifies the curricular areas addressed in the researchesthrough a meticulous reading of the titles, keywords and, mainly, of the summaries of the Conclusion of Course Work, giving the necessary contribution for the knowledge of the themes in the light of the Pedagogical Political Project of the Course of Bachelor of Archivology. It identifies a universe of 245 works defended untilthe year 2019. Finds that the Document Management curriculum area is a trend in the course, since it covers topics necessary for the implementation of archival practices in organizations and presents itself as a topic to be researched by academics who are interested in it. The area with the lowest research indexin the course is the Organization and Treatment of Archival Information, something that draws attention when considering thatit is one of the thematic areas essential for the impact of archival practice on the part of professionals
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico
Áreas Curriculares
Trabalho de Conclusão de Curso
Arquivologia UFPB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Identificador DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2020v8n1.55111
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22559
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons