Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22572
Tipo: Dissertação
Título: Criação e validação de tecnologia educativa sobre amamentação de lactentes com fissura lábiopalatina
Autor(es): Andrade, Mayara Evangelista de
Primeiro Orientador: Santos, Sérgio Ribeiro dos
Resumo: Introdução: os lactentes que apresentam Fissura Lábio Palatina precisam de apoio e cuidados personalizados, a fim de suprir as necessidades de alimentação e manter a sobrevivência e a qualidade de vida. A cartilha tecnologia educativa é uma estratégia para direcionar as condutas e a tomada de decisões da família com relação à amamentação. Objetivo: construir e validar uma tecnologia educativa sobre a amamentação de lactentes com fissura lábio palatina. Metodologia: estudo metodológico realizado em duas fases: a sistematização do conteúdo realizada por meio de revisão integrativa e a construção da cartilha subsidiada pelos achados da pesquisa; e, a validação da cartilha por juízes especialista e público-alvo. Para avaliar a validade do material utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo. A pesquisa teve início depois da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 4.710.973 e CAAE º 45086421.0.0000.5183. Resultados: a tecnologia educativa foi desenvolvida de forma clara, com imagens simples e capazes de expressar informações relevantes de fácil compreensão para os leitores. O Índice de Validade de Conteúdo sob análise dos especialistas foi de 0,83 e 0,96, de acordo com a avaliação do público-alvo, o que torna a cartilha válida quanto ao conteúdo. Considerações Finais: a tecnologia educativa poderá promover o empoderamento das mães de crianças com esse tipo de malformação e favorecer a adesão à amamentação. A partir dessa tecnologia e suas orientações, espera-se que as crianças possam ser beneficiadas com todos as vantagens do aleitamento materno.
Abstract: Introduction: Infants with Cleft Lip Palate need personalized support and care in order to meet their feeding needs and maintain survival and quality of life. The educational technology is a strategy to guide the family's behavior and decisionmaking regarding breastfeeding. Objective: To build and validate an educational technology on breastfeeding infants with cleft lip and palate. Methodology: Methodological study carried out in two phases: the systematization of the content carried out through an integrative review and the construction of the booklet supported by the research findings; and, validation of the booklet by specialist judges and target audience. To assess the validity of the material, the Content Validity Index was used. The research began after the project was approved by the Research Ethics Committee under opinion nº 4.710.973 and CAAE nº 45086421.0.0000.5183. Results: The educational technology was developed in a clear way, with simple images and capable of expressing relevant information that is easy for readers to understand. The Content Validity Index under analysis by the specialists was 0.83 and 0.96, according to the assessment of the target audience, which makes the booklet valid in terms of content. Final considerations: The educational technology can promote the empowerment of mothers of children with this type of malformation and enable adherence to breastfeeding. Based on this technology and its guidelines, it is expected that children can benefit from all the advantages of breastfeeding.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Fenda labial
Fissura palatina
Tecnologia educacional
Breastfeeding
Cleft lip
Cleft palate
Educational technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22572
Data do documento: 17-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayaraEvangelistaDeAndrade_Dissert.pdf6,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons