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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22573
Tipo: Dissertação
Título: Gênero nos jogos digitais históricos: imagens, representações e possibilidades para o ensino de História
Autor(es): Souza Neto, Antonio Gouveia de
Primeiro Orientador: Veiga, Ana Maria
Resumo: A presente dissertação busca apontar a importância dos jogos digitais históricos no interesse e no conhecimento sobre História por parte dos estudantes, a relação dessa mídia relativamente nova com a cultura histórica e o Ensino de História, e apresentar uma crítica às representações, que podem ser consideradas masculinistas, nesses jogos. Com este intuito, apresento um estudo sobre o que denomino jogos digitais históricos como uma área de conhecimento específica - para além do campo dos tradicionais estudos de jogos -, com suas demandas e metodologias próprias. Compreendendo os jogos digitais como uma área que carece de críticas à forma como esses jogos favorecem a experiência histórica dos homens brancos, heterossexuais e de camada média, busco compreender as possibilidades de contribuições dos jogos digitais históricos para o ensino de História. Por fim, analiso, com uma perspectiva de gênero, as representações de mulheres no jogo digital Total War: Three Kingdom (Creative Assembly, 2019).
Abstract: The present seeks to point out the importance of historical digital games in the interest and knowledge of History by students, the relationship of this relatively new media with historical culture and the Teaching of History, and to present a critique of representations, which can be considered masculinists in these games. With this in mind, I present a study on what I call historical digital games as a specific area of knowledge - beyond the field of traditional game studies-, with its own demands and methodologies. Understanding digital games as an area that lacks criticism of how these games favor the historical experience of white, heterosexual and middle-class men, I seek to understand the possibilities of contributions of historical digital games to the teaching of history. Finally, I analyze, from a gender perspective, the representations of women in the digital game Total War: Three Kingdom (Creative Assembly, 2019).
Palavras-chave: Jogos digitais históricos
Representações de gênero
Ensino de História
Historical digital games
Gender representations
History teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22573
Data do documento: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

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