Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2262
metadata.dc.type: TCC
Title: As operações básicas da matemática e a educação do campo: uma experiência no interior da Paraiba
metadata.dc.creator: Araújo, Alda Silva de
Silva, Nayara Ferreira Soares da
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Correia, Deyse Morgana das Neves
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Tiradentes localizada no município de Mari, Paraíba, no período de setembro a novembro de 2014, a qual teve como objetivo principal analisar como os estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental, de uma escola do campo, resolvem problemas de matemática, envolvendo a discussão das operações básicas, a partir de estratégias diferenciadas no ambiente escolar. A fundamentação teórica foi baseada nos pesquisadores: Toledo e Toledo (1995), Joseph (2005), Kamii (2005), dentre outros autores. Utilizamos também os documentos oficiais: PCN (BRASIL, 1997) e LDB (BRASIL, 1996). Elegemos como metodologia de pesquisa um estudo exploratório, segundo os objetivos do estudo, do tipo estudo de caso simples, utilizando como principais instrumentos de pesquisa o questionário semiestruturado, entrevistas e atividades em sala de aula. Utilizamos também a entrevista com a professora da sala e com a direção da escola, no intuído de identificarmos aspectos inerentes ao dia a dia da escola. A pesquisa foi aplicada com 29 alunos, os quais participaram de três aulas utilizando materiais concretos. Sempre era finalizada a aula com uma atividade de fixação. No último dia da investigação aplicamos uma atividade de sondagem, na tentativa de identificar as concepções dos estudantes ao final do estudo. Ao final da pesquisa concluímos que o uso de materiais concretos facilitou o entendimento dos alunos nas operações básicas da matemática, além de melhorar o controle da atenção e humanizar esta ciência. Percebemos também que, apesar do pouco tempo que passamos com a turma, muitos dos estudantes que apresentaram, inicialmente, dificuldade nas operações básicas, ao final, responderam bem a proposta metodológica de ensino, adotada pelas pesquisadoras ao proporcionarmos uma intervenção metodológica diferenciada.
Abstract: This research took place at the Municipal School located in the city of Mari, Paraíba, in the period September-November 2014, which aimed to analyze how the students of the 5th year of elementary school, a field school, solve problems mathematics, involving the discussion of the basic operations, from differentiated strategies in the school environment. The theoretical framework was based on the researchers: Toledo and Toledo (1995), Joseph (2005), Kamii (2005), among other authors. We also use the official documents: CPN (BRAZIL, 1997), and LDB (BRAZIL, 1996). Elected as a research methodology an exploratory study, according to the study objectives, study type simple case, using as main research instruments the semi- structured questionnaire, interviews and activities in the classroom. We also used the interviews with the teacher's room and the school board, the intuited to identify aspects related to the daily life of the school. The survey was conducted with 29 students, and attended three classes using concrete materials, always the class with a fixation activity was completed. On the last day of the investigation we applied a survey of activity in an attempt to identify the conceptions of the students at the end of the study. At the end of the study concluded that the use of concrete materials facilitated the understanding of students on the basics of mathematics, as well as improve attention control and humanize this science. We also realize that, despite the short time we spent with the class, many students who had initially difficulty with basic operations, at the end, and responded to methodological teaching proposal, adopted by the researchers to providing a differentiated methodological discussion.
Keywords: Ensino de matemática
Operações básicas
Metodologia de ensino
Mathematics Education
Basic operations
Teaching methodology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2262
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASA260420161,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.