Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2262
Tipo: TCC
Título: As operações básicas da matemática e a educação do campo: uma experiência no interior da Paraiba
Autor(es): Araújo, Alda Silva de
Silva, Nayara Ferreira Soares da
Primeiro Orientador: Farias, Severina Andréa Dantas de
referee1 : Fonseca, Fábio do Nascimento
referee2: Correia, Deyse Morgana das Neves
Resumo: A presente pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Tiradentes localizada no município de Mari, Paraíba, no período de setembro a novembro de 2014, a qual teve como objetivo principal analisar como os estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental, de uma escola do campo, resolvem problemas de matemática, envolvendo a discussão das operações básicas, a partir de estratégias diferenciadas no ambiente escolar. A fundamentação teórica foi baseada nos pesquisadores: Toledo e Toledo (1995), Joseph (2005), Kamii (2005), dentre outros autores. Utilizamos também os documentos oficiais: PCN (BRASIL, 1997) e LDB (BRASIL, 1996). Elegemos como metodologia de pesquisa um estudo exploratório, segundo os objetivos do estudo, do tipo estudo de caso simples, utilizando como principais instrumentos de pesquisa o questionário semiestruturado, entrevistas e atividades em sala de aula. Utilizamos também a entrevista com a professora da sala e com a direção da escola, no intuído de identificarmos aspectos inerentes ao dia a dia da escola. A pesquisa foi aplicada com 29 alunos, os quais participaram de três aulas utilizando materiais concretos. Sempre era finalizada a aula com uma atividade de fixação. No último dia da investigação aplicamos uma atividade de sondagem, na tentativa de identificar as concepções dos estudantes ao final do estudo. Ao final da pesquisa concluímos que o uso de materiais concretos facilitou o entendimento dos alunos nas operações básicas da matemática, além de melhorar o controle da atenção e humanizar esta ciência. Percebemos também que, apesar do pouco tempo que passamos com a turma, muitos dos estudantes que apresentaram, inicialmente, dificuldade nas operações básicas, ao final, responderam bem a proposta metodológica de ensino, adotada pelas pesquisadoras ao proporcionarmos uma intervenção metodológica diferenciada.
Abstract: This research took place at the Municipal School located in the city of Mari, Paraíba, in the period September-November 2014, which aimed to analyze how the students of the 5th year of elementary school, a field school, solve problems mathematics, involving the discussion of the basic operations, from differentiated strategies in the school environment. The theoretical framework was based on the researchers: Toledo and Toledo (1995), Joseph (2005), Kamii (2005), among other authors. We also use the official documents: CPN (BRAZIL, 1997), and LDB (BRAZIL, 1996). Elected as a research methodology an exploratory study, according to the study objectives, study type simple case, using as main research instruments the semi- structured questionnaire, interviews and activities in the classroom. We also used the interviews with the teacher's room and the school board, the intuited to identify aspects related to the daily life of the school. The survey was conducted with 29 students, and attended three classes using concrete materials, always the class with a fixation activity was completed. On the last day of the investigation we applied a survey of activity in an attempt to identify the conceptions of the students at the end of the study. At the end of the study concluded that the use of concrete materials facilitated the understanding of students on the basics of mathematics, as well as improve attention control and humanize this science. We also realize that, despite the short time we spent with the class, many students who had initially difficulty with basic operations, at the end, and responded to methodological teaching proposal, adopted by the researchers to providing a differentiated methodological discussion.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Operações básicas
Metodologia de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2262
Data do documento: 9-Dez-2015
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASA260420161,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.