Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22686
Tipo: TCC
Título: Ensino da leitura na educação básica: um olhar sob o viés da linguística textual
Autor(es): Pureza, Jaqueline Mota Estrela
Primeiro Orientador: Silva, Leonardo Gueiros da
Resumo: O trabalho propõe a reflexão sobre o ensino da leitura na educação básica. A pesquisa está fundamentada nas perspectivas da Linguística textual (LT), que direciona para o entendimento de que a língua é “viva” e necessita de interação, rompendo, dessa forma, com a concepção ultrapassada de língua enquanto sistema autônomo fechado. Dessa forma, a Linguística Textual concebe o texto como veículo para a interação entre os sujeitos e unidade que precisa ser construída pelo leitor, que pode fazer variadas leituras. Com isso, o objetivo deste estudo é apresentar, com base na fundamentação teórica de principais autores (KOCH: ELIAS, 2008, 2016; MARCUSCHI, 2008) em Linguística Textual, a superação da leitura como decodificação, como também apresentar algumas contribuições para o ensino da leitura. Para isto, metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa que buscou responder aos objetivos através da revisão bibliográfica. Os resultados apontaram que a LT empreende uma prática docente mais atenta ao ensino da leitura, capaz de formar sujeitos leitores proficientes.
Abstract: No Abstract
Palavras-chave: Leitura
Linguística textual
Ensino
Texto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22686
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMEP10122021.pdf369,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons