Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2273
Tipo: | TCC |
Título: | Formação de bibliotecários na UFPB: um olhar sobre os Laboratórios de Práticas Integradas na perspectiva discente |
Autor(es): | SILVA, Ana Beatriz de Oliveira |
Primeiro Orientador: | NASCIMENTO, Geysa Flávia Câmara de Lima |
referee1 : | GÁRCIA, Joana Coeli Ribeiro |
referee2: | NASCIMENTO, Genoveva Batista do |
Resumo: | Propõe uma reflexão acerca das disciplinas que compõem o Estágio Supervisionado Obrigatório. Objetiva analisar, sob à ótica discente, de que maneira as disciplinas de Laboratório de Práticas Integradas do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB contribuem na formação profissional. Desse modo, delineia o atual panorama destas disciplinas identificando, no relato dos discentes, suas principais dificuldades, o seu nível de satisfação, os pontos fortes e fracos de cada disciplina visando apontar possíveis sugestões de melhoria. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, cuja propriedade metodológica transitou entre as fronteiras da pesquisa descritiva e da pesquisa exploratória. Como pesquisa fundamentalmente qualitativa, utiliza enquanto técnica de abordagem, a entrevista semiestruturada buscando verificar o assunto em questão sobre o ponto de vista do entrevistado. A amostra de sujeitos da pesquisa foi retirada do universo de alunos matriculados nas disciplinas de Laboratório de Práticas Integradas do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB no período 2014.2. Os dados obtidos foram organizados em quatro blocos de assuntos e a partir da análise pudemos propor melhorias para estas disciplinas. |
Abstract: | The following work proposes a reflection about subjects that comprise to the Compulsory Supervised Practicum. It aims is to analyze, from students’ perspective, how subjects of Laboratory of Integrated Practices of Graduation Course in Librarianship from UFPB contribute to vocational training. Therefore, this work delineates the current situation of these subjects, identifying in the students’ report, their main difficulties and level of satisfaction, strengths and weaknesses of each subject, intending to indicate possible suggestions of improvement. The following work is characterized as applied research, whose methodologic property moved between boundaries of descriptive and exploratory research. As qualitative research, essentially, while techniques of approaching, it uses semistructured interview seeking to check the subject at issue, of the interviewee’s point of view. The sample of subjects of research was removed of universe of registered students in subjects of Laboratory of Integrated Practices of Graduation Course in Librarianship from UFPB in the period 2014.2. The data were organized into four subject blocks and, from analyses it was possible to propose improvements for these subjects. |
Palavras-chave: | FORMAÇÃO ACADÊMICA EM BIBLIOTECONOMIA ENSINO DE BIBLIOTECONOMIA NA UFPB PRÁTICAS LABORATORIAIS LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2273 |
Data do documento: | 12-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABOS20092017.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons