Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22795
Tipo: Dissertação
Título: O jornalista empreendedor e o imaginário da profissão
Autor(es): Vasconcelos, Vitória Batista Nunes de
Primeiro Orientador: Mendes, Patrícia Monteiro Cruz
Resumo: Com o jornalismo mergulhado em adaptações e mudanças, devido à crise nos modelos de negócios tradicionais e o enxugamento das redações, está em andamento uma proliferação de novos arranjos econômicos. Os empregos formais têm dado lugar ao empreendedorismo. Os jornalistas têm buscado autonomia e independência financeira, por isso, fundam os seus próprios negócios, sobretudo no mundo digital. Durante o século XX, para ser um jornalista ou ser reconhecido como tal, era necessário ser empregado em uma redação. Hoje vemos o processo de desterritorialização da redação, e também a saída desses ambientes em busca de lugares autônomos. Consideramos que, apesar de tais mudanças, o imaginário midiático, a partir de suas tecnologias, pouco concebe imagens do jornalista como um profissional empreendedor, autônomo, independente, criativo, dono de seu próprio negócio. Esta pesquisa visa compreender quais imagens o jornalista empreendedor associa à sua prática profissional. Tomando como base as noções de Imaginário social, em Maffesoli (1988) (2001) (2003) (2010) (2018), as Tecnologias do Imaginário, em Juremir Silva (2007) (2009) (2012), o Jornalismo, em Traquina (2004) (2005), e o empreendedorismo, em José Dornelas (2001) (2008) e Alain Ehrenberg (2010). A investigação utiliza a pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas com cinco jornalistas empreendedores atuantes no Estado paraibano. Por meio desta pesquisa foi possível identificar 33 imagens acerca do jornalística empreendedor, geradas através da análise das entrevistas realizadas com base nas noções alicerçadas a partir do imaginário.
Abstract: With journalism steeped in adaptations and changes, due to the crisis in traditional business models and the downsizing of newsrooms, a proliferation of new economic arrangements in this area is in progress. Formal jobs have increasingly given way to entrepreneurship. Journalists have been looking for autonomy and financial independence, which is why they found their own businesses, especially in the digital world. During the 20th century, to be a journalist or to be recognized as such, you had to be employed in a newsroom. Today we see the process of deterritorialization of the newsroom, and also the departure from these environments in search of autonomous places. We believe that despite such changes, the media imagination, based on its technologies, does not conceive images of the journalist as an entrepreneurial, autonomous, independent, creative professional, owner of his own business. This research aims to understand which images the journalist entrepreneur associates with their professional practice. Based on the notions of Social Imaginary, in Maffesoli (1988) (2001) (2003) (2010) (2018), the Technologies of the Imaginary, in Juremir Silva (2007) (2009) (2012), Journalism, in Traquina (2004) (2005), and entrepreneurship, in José Dornelas (2001) (2008) and Alain Ehrenberg (2010). The investigation uses field research, with semi-structured interviews with 5 journalist entrepreneurs working in the state of Paraíba.
Palavras-chave: Jornalismo
Imaginário
Empreendedorismo
Paraíba
Journalism
Imaginary
Entrepreneurship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22795
Data do documento: 24-Fev-2022
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VitóriaBatistaNunesDeVasconcelos_Dissert.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons