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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22799
Tipo: Tese
Título: Avaliação da percepção temporal dinâmica de produtos alimentares mais saudáveis e emoções evocadas por consumidores do Brasil e da Espanha
Autor(es): Olegario, Lary Souza
Primeiro Orientador: Madruga, Marta Suely
Primeiro Coorientador: Canillas, Sonia Ventanas
Resumo: A associação do consumo de alimentos e a promoção da saúde muitas vezes vai em contrapartida às expectativas sensoriais dos consumidores quanto a produtos considerados mais saudáveis. A percepção de saudabilidade depende de hábitos culturais e alimentares do consumidor. Compreender de forma mais realista a percepção sensorial dos consumidores a partir de avaliações dinâmicas temporais, bem como as emoções geradas pelo estímulo de diferentes categorias de alimentos por diferentes culturas, podem trazer informações valiosas para o setor industrial. Neste contexto, foram realizados dois experimentos: o primeiro objetivou avaliar a aceitabilidade e percepção temporal dinâmica de quatro categorias de alimentos comerciais e suas versões mais saudáveis; o segundo objetivou devolver o léxico emocional evocado por três categorias de alimentos com consumidores de diferentes culturas (Brasil e Espanha) e avaliar as respostas emocionais evocadas pelos estímulos de versões mais saudáveis e diante de um contexto adequado de consumo para cada cultura. No primeiro estudo foi realizado uma familiarização de 23 participantes para estabelecimento de um protocolo de avaliação da Dominância Temporal de Sensações (TDS) com abordagem multiple intake para as categorias de café, chocolate, batata frita e iogurte. Estes produtos foram avaliados em versões tradicionais e mais saudáveis (redução total ou parcial de açúcar, cafeína, lactose ou gordura) seguido de avaliação de aceitabilidade. Os parâmetros de tempo e duração de cada atributo e a aceitabilidade foram avaliados por ANOVA e Tukey (p<0,05) e os dados das curvas TDS e curvas de diferença TDS. Para a categoria de chocolate, o aumento do cacau e a redução do teor de lactose influenciaram principalmente na dominância dos atributos doçura, leite, cacau, crocante e amargo. A ausência de cafeína ou adição de açúcar no café com leite modificaram a percepção temporal de doçura, amargor, sabor do café e textura corpo. A redução da gordura na batata frita influenciou o perfil dinâmico temporal, destacando a dominância dos atributos secura, crocante, sabor de batata e salgado, e apresentando maiores valores de dominância para os atributos de textura (resíduo, secura e crocante) quando comparadas às amostras clássicas. O iogurte sem lactose resultou em características sensoriais semelhantes ao iogurte clássico, exceto quando considerado as ingestões. Tanto para chocolate quanto para café, houve impacto positivo na aceitabilidade dos produtos reformulados, enquanto para batata frita e iogurte não houve influência. No segundo experimento foram coletados termos emocionais associados em estudos anteriores às categorias de produtos chocolate, batata frita e iogurte. No total, 437 brasileiros e 397 espanhóis participaram da pesquisa online com estímulos visuais dos alimentos e foram solicitados a indicar, utilizando o método CATA (Check-All-That-Apply) contendo o léxico emocional, validado para cada cultura, as emoções evocadas, e as ocasiões mais frequentes de consumo em quatro dimensões (tempo de consumo, localização, ambiente social e estado de fome). Dados sociodemográficos, aceitabilidade e frequência de consumo, e nível de consciência de saúde também foram coletados. e avaliados estatisticamente O léxico emocional evocado foi diferente para cada estímulo alimentar e claramente influenciado pelo fator cultural. Os brasileiros associaram mais termos emocionais com mais frequência para todos os estímulos do que os espanhóis. No entanto, existem mais semelhanças entre as culturas ao avaliar a mesma categoria de produto. Os contextos evocados foram avaliados como apropriados e influenciaram na frequência de citação de alguns termos emocionais, inclusive os positivos. Ambas as culturas apresentaram consciência de saúde próxima a “concordo levemente”, maior nível de consumo, aceitabilidade e intenção de compra, e maior frequência de termos emocionais positivos para os estímulos de produtos convencionais e menor para suas versões mais saudáveis.
Abstract: The association of food consumption and health promotion often goes against the sensory expectations of consumers regarding products considered healthier. The perception of health depends on the consumer's cultural and eating habits. More realistically understanding the sensory perception of consumers from dynamic temporal evaluations, as well as the emotions generated by the stimulus of different food categories by different cultures, can provide valuable information to the industrial sector. In this context, two experiments were carried out: the first aimed to evaluate the acceptability and dynamic temporal perception of four categories of commercial foods and their healthier versions; the second aimed to return the emotional lexicon evoked by three food categories with consumers from different cultures (Brazil and Spain) and evaluate the emotional responses evoked by the stimuli of healthier versions and in view of an adequate consumption context for each culture. In the first study, 23 participants were familiarized with the establishment of a protocol for the assessment of Temporal Dominance of Sensations (TDS) with a multiple intake approach for the categories of coffee, chocolate, potato chips and yogurt. These products were evaluated in traditional and healthier versions (total or partial reduction of sugar, caffeine, lactose or fat) followed by an acceptability assessment. The parameters of time and duration of each attribute and acceptability were evaluated by ANOVA and Tukey (p<0.05) and data from the TDS curves and TDS difference curves. For the chocolate category, the increase in cocoa and the reduction in the lactose content mainly influenced the dominance of the sweetness, milk, cocoa, crunchy and bitter attributes. The absence of caffeine or added sugar in coffee with milk modified the temporal perception of sweetness, bitterness, coffee flavor and silk texture. The reduction of fat in potato chips influenced the temporal dynamic profile, highlighting the dominance of the attributes dryness, crispness, potato flavor and saltiness, and presenting higher dominance values for the texture attributes (residue, dryness and crispness) when compared to the samples classics. Lactose-free yogurt resulted in sensory characteristics similar to classic yogurt, except when considering intakes. For both chocolate and coffee, there was a positive impact on the acceptability of reformulated products, while for potato chips and yogurt there was no influence. In the second study, emotional terms associated in previous studies were collected in the categories of chocolate, potato chips and yogurt products. In total, 437 Brazilians and 397 Spaniards participated in the online survey with visual food stimuli and were asked to indicate, using the CATA (Check-All-That-Apply) method containing the emotional lexicon validity for each culture, the emotions evoked, and the most frequent consumption occasions in four dimensions (time of consumption, location, social environment and state of hunger). Sociodemographic data, liking and frequency of consumption, and level of health consciousness were also collected and statistically evaluated. The evoked emotional lexicon was different for each food stimulus and clearly influenced by the cultural factor. Brazilians associated more emotional terms more often to all stimuli than Spaniards. However, there are more similarities between cultures when evaluating the same product category. The evoked contexts were assessed as appropriate and influenced the frequency of citation of some emotional terms, including positive ones. Both cultures showed health consciousness close to “lightly agree”, a higher level of consumption, acceptability and purchase intention, and a higher frequency of positive emotional terms for the stimuli of conventional products and lower for their healthier versions.
Palavras-chave: Avaliação sensorial
Alimento mais saudável
Cultura
Léxico emocional
TDS
Sensory
Healthier food
Culture
Emotional lexicon
assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Alimentos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22799
Data do documento: 1-Jul-2021
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

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