Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22811
Tipo: | Dissertação |
Título: | Vivências docentes de professores gays e lésbicas no ensino de geografia em escolas de educação básica |
Autor(es): | Oliveira Neto, Irineu Soares de |
Primeiro Orientador: | Pinheiro, Antonio Carlos |
Resumo: | Esta pesquisa de dissertação se insere no campo da Educação Geográfica, correlacionado às suas análises dentro da perspectiva da Sexualidade. Está dirigida às pesquisas sobre as sexualidades no ensino de Geografia, apresentando as identidades socioculturais como parâmetros nas investigações dos espaços geográficos. Os espaços escolares são exemplos notórios das manifestações presentes nas identidades dos sujeitos pós-modermos (Hall, 2015), nelas se encaixam, penetram, criam e recriam novas e múltiplas identidades. A identidade homossexual de seis professores de Geografia, no município de João Pessoa, estado da Paraíba, é o objeto de estudo desta investigação qualitativa (Farias e Weber, 2008), que busca interpretar, através da metodologia do estudo de caso e subsidiado pelos instrumentos de pesquisas: questionário semiestruturado e entrevistas focalizadas, as vivências de professores gays e lésbicas no ensino de Geografia em escolas de Educação Básica, apresentando as identidades homoeróticas desses sujeios como fonte de análises na Ciência Geográfica. |
Abstract: | This dissertation research fits into the field of geographic education, correlating its analysis within the perspective of Sexuality. Research on sexualities in geography education is directed, presenting social and cultural identities as parameters in the investigation of geographic spaces. School spaces are notorious examples of the manifestations present in the identities of postmodern subjects (Hall, 2015), they fit into, penetrate, create and recreate new and multiple identities. The homosexual identity of six geography teachers in the city of João Pessoa, state of Paraíba, is the object of study of this qualitative investigation (Farias and Weber, 2008), which seeks to interpret through the methodology of case studies and subsidized by research instruments: semi-structured questionnaire and focused interviews, the experiences of gay and lesbian teachers in the teaching of geography in elementary schools, presenting the homoerotic identities of these subjects as a source of analysis in Geographic Sciences. |
Palavras-chave: | Educação geográfica Sexualidades Ensino de Geografia Identidades socioculturais Espaços geográfico Geographic education Sexualities Geography teaching Socio and cultural Identities Geographic spaces |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22811 |
Data do documento: | 30-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IrineuSoaresDeOliveiraNeto_Dissert.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons