Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22811
Tipo: Dissertação
Título: Vivências docentes de professores gays e lésbicas no ensino de geografia em escolas de educação básica
Autor(es): Oliveira Neto, Irineu Soares de
Primeiro Orientador: Pinheiro, Antonio Carlos
Resumo: Esta pesquisa de dissertação se insere no campo da Educação Geográfica, correlacionado às suas análises dentro da perspectiva da Sexualidade. Está dirigida às pesquisas sobre as sexualidades no ensino de Geografia, apresentando as identidades socioculturais como parâmetros nas investigações dos espaços geográficos. Os espaços escolares são exemplos notórios das manifestações presentes nas identidades dos sujeitos pós-modermos (Hall, 2015), nelas se encaixam, penetram, criam e recriam novas e múltiplas identidades. A identidade homossexual de seis professores de Geografia, no município de João Pessoa, estado da Paraíba, é o objeto de estudo desta investigação qualitativa (Farias e Weber, 2008), que busca interpretar, através da metodologia do estudo de caso e subsidiado pelos instrumentos de pesquisas: questionário semiestruturado e entrevistas focalizadas, as vivências de professores gays e lésbicas no ensino de Geografia em escolas de Educação Básica, apresentando as identidades homoeróticas desses sujeios como fonte de análises na Ciência Geográfica.
Abstract: This dissertation research fits into the field of geographic education, correlating its analysis within the perspective of Sexuality. Research on sexualities in geography education is directed, presenting social and cultural identities as parameters in the investigation of geographic spaces. School spaces are notorious examples of the manifestations present in the identities of postmodern subjects (Hall, 2015), they fit into, penetrate, create and recreate new and multiple identities. The homosexual identity of six geography teachers in the city of João Pessoa, state of Paraíba, is the object of study of this qualitative investigation (Farias and Weber, 2008), which seeks to interpret through the methodology of case studies and subsidized by research instruments: semi-structured questionnaire and focused interviews, the experiences of gay and lesbian teachers in the teaching of geography in elementary schools, presenting the homoerotic identities of these subjects as a source of analysis in Geographic Sciences.
Palavras-chave: Educação geográfica
Sexualidades
Ensino de Geografia
Identidades socioculturais
Espaços geográfico
Geographic education
Sexualities
Geography teaching
Socio and cultural Identities
Geographic spaces
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22811
Data do documento: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IrineuSoaresDeOliveiraNeto_Dissert.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons