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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22833
Tipo: | Dissertação |
Título: | Grafos, avaliação e o sistema educacional brasileiro |
Autor(es): | Leite, Luiz Augusto de Almeida Mascarenhas |
Primeiro Orientador: | Caro Tuesta, Napoleón |
Resumo: | A avaliação sistêmica de redes públicas é um mecanismo de controle social e democrático da qualidade da educação oferecida pelas escolas públicas. O objetivo geral deste trabalho é criar um modelo baseado na teoria dos grafos que relaciona escolas e a proficiência dos estudantes na avaliação de larga escala. Para isso, foi utilizada a base de dados do Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco (SAEPE), desde o ano de 2010 até o ano de 2019. Esse modelo utiliza as escolas como vértices de um grafo e as arestas ponderadas como a proficiência dos estudantes. E a relação entre os vértices acontece a medida que os estudantes vão concluindo os ciclos educacionais e mudando de instituições de ensino. Esse movimento dos alunos foi inicialmente observado com os dados de 2010, nos anos iniciais de escolarização. O periodo se encerra em 2019 com o fim do último ciclo da educação básica (terceiro ano do ensino médio). Além disso, utilizamos o algoritmo de Dijkstra para encontrar qual melhor trajetória escolar um estudante deve percorrer dentro de uma rede publica de educação. Por fim, realizamos computacionalmente esse modelo usando dados de um município do Estado de Pernambuco e apresentamos os resultados obtidos. |
Abstract: | The systemic evaluation of public networks is a mechanism for social and democratic control of the quality of education offered by public schools. The general objective of this work is to create a model based on graph theory that relates schools and students' proficiency in large-scale assessment. For this, the database of the Pernambuco State Assessment System (SAEPE) was used, from 2010 to 2019. This model uses schools as vertices of a graph and edges weighted as the proficiency of students. students. And the relationship between the vertices happens as students complete their educational cycles and change educational institutions. This movement of students was initially observed with data from 2010 in the initial years of schooling. And it ends in 2019 with the end of the last cycle of basic education (third year of high school). In addition, we use Dijkstra's algorithm to find the best school trajectory a student should follow within a public education network. Finally, we performed this model computationally using data from a municipality in the State of Pernambuco. And we present the results obtained. |
Palavras-chave: | Grafos Avaliação Educação Algoritmo Graph theory Education Assessment Algorithm |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22833 |
Data do documento: | 22-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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