Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2284| Tipo: | TCC |
| Título: | Biblioterapia processo de interação que restitui a vida: ler faz bem aos olhos e ao coração |
| Autor(es): | SILVA, Dayanne Bezerra da |
| Primeiro Orientador: | PINHEIRO, Edna Gomes |
| referee1 : | BRITO, Rosa Zuleide Lima de |
| referee2: | NASCIMENTO, Genoveva Batista |
| Resumo: | Enfatiza a Biblioterapia enquanto programa de atividades selecionadas envolvendo materiais e leituras planejadas, conduzidas e controladas como um tratamento, sob a orientação médica para problemas emocionais e de comportamento, devendo ser administrada por um bibliotecário treinado de acordo com as propostas e finalidades prescritas. Analisa como a Biblioterapia emerge nos discursos e nas ações de alunos e professores do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB que atuam no Projeto Bem-Te-Vi. Trata de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa e quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi o questionário aplicado com os membros do projeto Bem-Te-Vi, desenvolvido no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa-PB. Os dados foram agrupados e analisados em categorias. A análise e resultados dos dados coletados encontram-se ilustrados por gráficos e quadros. Conclui-se que a Biblioterapia é compreendida pelos sujeitos da pesquisa, como um processo que emociona, inspira, estimula o conhecimento, e faz pensar/criar e fazer, o que leva constatar que a Biblioterapia implica em descobertas e invenções que permite as pessoas se afastarem da sua realidade para vivenciar as experiências alheias. Para os sujeitos da pesquisa a biblioterapia instituiu um campo discursivo que possibilitou articular a teoria e prática com propostas de leitura que ajudaram melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das crianças envolvidas no projeto de extensão Bem-Te-Vi, pareceria entre a UFPB/HNL. |
| Abstract: | Bibliotherapy emphasizes selected as program activities involving materials and readings planned, conducted and controlled as a treatment under medical guidance for emotional and behavioral problems, and should be administered by a trained librarian in accordance with the proposals and prescribed purposes. Analyzes how Bibliotherapy emerges in speeches and actions of students and teachers of the Undergraduate Library UFPB working in Project Bem-Te-Vi. Is a participatory research with a qualitative and quantitative approach, whose instrument of data collection was the questionnaire with project members Bem-Te-Vi, developed at Hospital Napoleon Laureano in João Pessoa-PB. The data were grouped into categories and analyzed. The analysis of the collected data and the results are shown by graphs and tables. Concludes that the Bibliotherapy is understood by the subjects, as a process that excites, inspires, stimulates knowledge and makes you think / create and do what it takes to see that the Bibliotherapy involves discoveries and inventions that allow people to withdraw from the its reality to experience others' experience. For the subjects bibliotherapy instituted a discursive field that enabled articulate the theory and practice reading with proposals that helped improve the quality of life and well-being of the children involved in the project extension Bem-Te-Vi, a partnership between UFPB / HNL. |
| Palavras-chave: | BIBLIOTERAPIA LEITURA TERAPÊUTICA PROJETO-BEM-TI-VI |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2284 |
| Data do documento: | 16-Set-2013 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DBS20092017.pdf | 806,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
