Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22865
Tipo: TCC
Título: Acústica no ambiente escolar: análise e proposição de melhoria em Escola Pública da Cidade de João Pessoa/PB
Autor(es): Soares, Marina Arcoverde Bezerra
Primeiro Orientador: Morais, Juliana Magna S. C.
Resumo: A arquitetura busca a melhor relação entre seres humanos e o ambiente construído, principalmente quando se trata de espaços nos quais o usuário passa a maior parte do seu dia, como é o caso das escolas. O processo ensinoaprendizagem está relacionado com a inteligibilidade da fala, com a comunicação entre alunos e professores e, a capacidade de concentração e atenção dos alunos, que contribuem para o desempenho cognitivo dos mesmos. Para alcançar tais objetivos as condições acústicas destes ambientes devem ser adequadas. A maioria das escolas brasileiras, no entanto, estão em condições desfavoráveis. Os recursos destinados às melhorias, com o objetivo de se promover qualidade acústicas, ainda são vistos como despesas e não como investimentos no processo da educação. O objetivo geral deste trabalho consistiu em avaliar e propor melhorias na acústica de escola da rede pública de João Pessoa, com o propósito de colaborar com o conforto acústico dos seus usuários e funcionários. Para tal, foram medidos parâmetros acústicos considerados pertinentes para este tipo de pesquisa, como Nível de Pressão Sonora (NPS), Tempo de Reverberação (TR) e Ruído de Fundo (RF). Os procedimentos metodológicos consistiram, em resumo, no diagnóstico qualitativo e quantitativo da escola, visando a avaliação das condições acústicas para posterior intervenção de isolamento e condicionamento acústico via projeto em nível de estudo preliminar. Desta forma, foram elencadas diretrizes acústicas para projetos escolares e, para o objeto de estudo em questão, novos materiais e identidade visual foram propostos trazendo melhor qualidade para as salas de aula do mesmo. A pesquisa reitera a importância de se incluir a acústica como uma condicionante primordial projetual, em busca de espaços mais humanizados e confortáveis
Abstract: The architecture looks for the best relation between humans and the built spaces, mainly when the cases are about rooms whom the user spents the most time of day, like in the schools. The teaching-learning process is related to the speech intelligibility, to the communication between students and teachers, moreover, related to the student’s concentration and attention skills, that contribute to their cogninitive development. For achieve these objectives the classrooms should be suittable in acoustic condition, but, the most of brazilian schools are in bad order. The resources for this kind of improvement for a better acoustic quality is still considered like a unnecessary expense and not like a investment in education process. The research’s goal was to avaliate and propose improvements to the acoustics in the public school studied, that’s based in João Pessoa, with purpose to colaborate for the acoustic confort that benefits its users and professionals. For this, important parameters that are considered relevant for this research were measured, like the Sound Pressure Level (SPL), Reverberation Time (RT) and background noise. The methodologicals procedures consisted, in short, in the qualitative and quantitative diagnosis from the school, looking for an avaliation of the acoustic conditions for a future intervention including acoustic isolation and conditioning through a prelimininary study in project. By the way, acoustics guidelines were listed for projects in the school and, for the subject research in analysis, new materials and visual identity were proposed, then, bringing more quality for the classrooms. The research confirms the importance of include the acoustics like a overriding design conditioning, looking for humanized and confortable areas
Palavras-chave: Conforto ambiental,
Acústica
Escolas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22865
Data do documento: 16-Abr-2020
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARINA ARCOVERDE.pdf23,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.