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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22880
Tipo: TCC
Título: Compartilhamento de bicicletas em Instituições de Ensino Superior Brasileiras
Autor(es): Silva, Leonardo Ferreira da
Primeiro Orientador: Dias, Clóvis
Resumo: A preocupação acerca dos efeitos dos deslocamentos motorizados em/para campi universitários tem crescido nos últimos anos no país devido à ampliação da quantidade de vagas em cursos superiores e à facilidade de aquisição e estímulo ao uso do transporte individual motorizado. Diante desse cenário, algumas universidades têm buscado melhorar a mobilidade no seu interior e entorno através de meios mais sustentáveis, como o compartilhamento de bicicletas. O presente trabalho traz uma análise de experiências realizadas em campi universitários brasileiros. Tais medidas representam uma valiosa contribuição da academia, auxiliando no estabelecimento de diretrizes para a adoção desses princípios nos centros urbanizados. As universidades configuram-se como alguns dos maiores Pólos Geradores de Viagens, locais de intensa circulação de pessoas e veículos, sendo, portanto, uma boa representação do dinamismo do espaço urbano, funcionando como uma espécie de projetos pilotos das cidades, além de interferirem diretamente no trânsito de suas imediações e trazer benesses a próprias instituições. Na pesquisa caracterizaram-se três modelos de compartilhamento: universidades integradas ao bike share da cidade, com estações nos arredores ou internas aos campi; instituições que a adotaram um sistema próprio, seja por ação da administração central ou por ação de projetos de extensão; e a concessão de bicicletas como política de assistência a estudantes de baixo poder aquisitivo. São apresentadas suas características físicas e operacionais, o nível de utilização, os resultados obtidos e as dificuldades encontradas de casos de insucesso.
Abstract: Concern about the effects of motorized commuting in / for university campuses has grown in recent years in the country due to the increase in the number of places in higher education courses and the ease of acquisition and encouragement of the use of individual motorized transport. Faced with this scenario, some universities have sought to improve mobility within and around them through more sustainable means, such as bicycle sharing. The present work presents an analysis of experiences carried out on Brazilian university campuses. Such measures represent a valuable contribution by the academy, helping to establish guidelines for the adoption of these principles in urbanized centers. Universities are configured as some of the largest Trip Generating Poles, places of intense circulation of people and vehicles, being, therefore, a good representation of the dynamism of urban space, functioning as a kind of pilot projects for cities, in addition to directly interfering in the traffic of their surroundings and bring benefits to their own institutions. In the research, three sharing models were characterized: universities integrated to the city's bike share, with stations in the vicinity or internal to the campuses; institutions that have adopted their own system, either through the action of the central administration or through the action of extension projects; and the concession of bicycles as a policy to assist low-income students. Its physical and operational characteristics, the level of use, the results obtained and the difficulties encountered in cases of failure are presented.
Palavras-chave: Mobilidade Urbana
Sustentabilidade
Campus Universitário
Compartilhamento de Bicicletas
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22880
Data do documento: 30-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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