Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22936
Tipo: TCC
Título: Utilização de melaço de cana-de-açúcar em meio alternativo para crescimento de bactérias promotoras de crescimento em plantas
Autor(es): Dantas, Fernanda Mikainy Antas Lunguinho
Primeiro Orientador: Santos, Sharline Florentino de Melo
Resumo: O Brasil é considerado um dos maiores produtores agrícolas, com destaque no setor sucroalcooleiro onde a cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) é uma cultura de grande valor bioenergético principalmente na região Nordeste para produção de etanol, açúcar, cachaça, fonte de biomassa (produção energética) etc. Como é cultivada em zonas intertropicais onde estão sujeitas a intempéries ocasionadas pelo clima, temperatura, condições do solo e manejo que proporcionam deficiências hídricas/nutricionais. Como forma de aumentar a resistência a esses efeitos impostos pela seca, salinidade elevada, toxicidade de metais etc, auxiliando na fixação de nitrogênio que são utilizadas as bactérias endofíticas promotoras de crescimento em plantas (BPCP), que possuem efeito simbiótico com as culturas proporcionando economia produtiva com responsabilidade socioambiental. Para o crescimento dessas endofíticas são utilizados meios, específicos para diazotróficas, já consolidados na literatura como o DYGS que possui composição sintéticas, tornando-se oneroso para processos de escala semi ou industrial. Este trabalho avaliou o crescimento das BPCP em meios alternativos, compostos, principalmente, por melaço de cana-de-açúcar, que é um subproduto industrial, eficiente na produção de biomassa em diversos processos fermentativos, tendo destaque pelo alto teor de açúcares fermentescíveis, vitaminas, nutrientes, além do baixo custo. Foram testados os efeitos nas taxas de crescimento de 6 meios (I à VI), diferentes quali e quantitativamente, em comparação com meio de referência, DYGS e, 5 isolados bacterianos (B1, B2, B3, B4 e B5), os dados foram submetidos a ANOVA e médias comparadas pelo teste de Tukey (p = 0,05). O meio I não contribuiu para um melhor desenvolvimento bacteriano, tendo resultados insatisfatórios em alguns isolados como em B3 e B4. Mas os demais meios alternativos apresentarem bons desempenhos de taxas de crescimento, sendo que no isolado B1 esses valores foram superiores (0,06 h-1) ao meio DYGS. E o isolado B5 só mostrou maiores taxas de crescimento no meio referência, meio VII (0,12 h-1), nos demais os valores ficaram baixos (~ 0,05 h-1). Outros experimentos são necessários para validação, mas mesmo assim foi possível perceber potenciais formulações de meios alternativos tendo melaço de cana-de-açúcar como um dos principais componentes para crescimento de BPCP.
Abstract: Não consta no trabalho.
Palavras-chave: Meio Alternativo
Melaço
Endófitos
BPCP
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22936
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FERNANDA MIKAINY ANTAS LUNGUINHO DANTAS.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.