Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22949
Tipo: | TCC |
Título: | Márcia Kambeba e a poesia de autoria indígena em sala de aula: uma proposta para o ensino médio |
Autor(es): | Lima, Vaneide Maria Luna de |
Primeiro Orientador: | Lacerda Marques, Moama Lorena de |
Resumo: | Este trabalho, intitulado Márcia Kambeba e a poesia de autoria indígena em sala de aula: uma proposta para o ensino médio, tem como objetivo mostrar a importância da poesia indígena de autoria feminina em sala de aula, destacando sua contribuição para a formação literária, humanizadora e cidadã de leitores(as) em turmas do Ensino Médio. Para tal proposta, tendo como recorte metodológico a sequência didática básica proposta por Rildo Cosson, apresentamos atividades de leitura e interpretação de três poemas de Márcia Kambeba: Amazonidas, Os filhos da águas dos Solimões e Ay kakyri tama: Eu moro na cidade fazendo os(as) alunos(as) observarem a qualidade estética e as particularidades identitárias dessa produção. Por fim, como fundamentação teórica, utilizamos estudos de autores como Candido (1999), Todorov (2009), Cosson (2009), Pinheiro (2002, 2008, 2014), Dorrico (2018), Calixto (2019) Graúna (2013), Kambeba (2013, 2018), entre outros. |
Abstract: | This work, entitled Márcia Kambeba and indigenous poetry in the classroom: a proposal for high school, aims to show the importance of indigenous female authorship poetry in the classroom, highlighting its contribution to literary, humanizing education and citizen of readers in high school classes. For such a proposal, having as methodological approach the basic didactic sequence proposed by Rildo Cosson, we present reading and interpretation activities of three poems by Márcia Kambeba: Amazonidas, The children of the waters of the Solimões and Ay kakyri tama: I live in the citymaking the students observe the aesthetic quality and the identity particularities of this production. Finally, as theoretical foundation, we used studies by authors such as Candido (1999), Todorov (2009), Cosson (2009), Pinheiro (2002, 2008, 2014), Dorrico (2018), Calixto (2019) Graúna (2013), Kambeba (2013, 2018), among others. |
Palavras-chave: | Márcia Kambeba Poesia Autoria indígena Letramento Literário Sequência Básica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22949 |
Data do documento: | 2-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vaneide Maria Luna.pdf | 757,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons