Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Denis Gomes do-
dc.date.accessioned2022-05-31T23:32:53Z-
dc.date.available2020-11-30-
dc.date.available2022-05-31T23:32:53Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22952-
dc.description.abstractThis article addresses the tensions and limits of teaching English as a Foreign Language (ILE) in public elementary and high schools in Brazil, based on the literature review on the topic, ending with the suggestion of strategies to overcome problems and challenges faced by teachers and students involved in the aforementioned curricular component. Among the main problems we highlight the following: (1) the one related to the training of English teachers in the public system of elementary and high school, with the fact that teachers with degrees in another area working in English language teaching is common; (2) a conception of learning English as a Foreign Language in most public elementary and high schools in Brazil that generally does not think about producing competent English speakers, with speaking, reading, listening and writing skills being little worked; and (3) a common perception among teaching / learning teachers that the teaching / learning of English is devalued in Brazilian public schools, considering the set of subjects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-05-31T23:32:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC -Denis Nascimento.pdf: 1067440 bytes, checksum: 7f195d5a420e2b41619541111e3f3fca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-31T23:32:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC -Denis Nascimento.pdf: 1067440 bytes, checksum: 7f195d5a420e2b41619541111e3f3fca (MD5) Previous issue date: 2020-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino da Língua Inglêspt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleTensões e limites do ensino de inglês como língua estrangeira em escolas públicas do ensino fundamental e médio no brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Maria do Rosário Silva-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 30/05/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 30/05/2022pt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda as tensões e os limites do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) nas escolas públicas de ensino fundamental e médio no Brasil, a partir da revisão da literatura sobre o tema, finalizando com a sugestão de estratégias para a superação dos problemas e desafios enfrentados por docentes e discentes envolvidos no componente curricular citado. Dentre os principais problemas, destacamos os seguintes: (1) o referente à formação dos professores de Inglês no sistema público de ensino fundamental e médio, sendo comum o fato de professores com graduação em outra área atuarem no ensino de Língua Inglesa; (2) uma concepção do aprendizado de Inglês como Língua Estrangeira na maioria das escolas públicas brasileiras de ensino fundamental e médio segundo a qual não é possível produzir falantes competentes de Inglês, sendo as habilidades de speaking, reading, listening e writing pouco trabalhadas; e (3) uma percepção comum entre os professores de que o ensino/aprendizagem de Inglês é desvalorizado nas escolas públicas brasileiras, se considerado o conjunto das disciplinas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA FILHO, J.C.P. Análise de abordagem como procedimento fundador de autoconhecimento e mudança para o professor de Língua Estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J.C.P. (Org). O professor de Língua Estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 2005. ALVES, Lucy Helena Fernandes. É possível aprender Inglês na escola pública: uma pesquisa sobre o Ensino de Línguas Estrangeiras e a cultura digital. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, na Universidade Estadual da Paraíba, campus de Guarabira, 2014. ARNOLD, J. & BROWN, H. D. A map of the terrain. In: ARNOLD, J. Affect in Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, pp. 4-24. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes: 2003. BALADELI, Ana P. D. O PIBID na formação inicial do professor de Língua Inglesa: em busca do paraíso perdido. In: Revista E-scrita do curso de Letras da UNIABEU. Nilópolis, RJ: v.5, n.2, 2014ª, pp. 240-250. BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Narrativas, crenças e experiências de aprender Inglês. Linguagem & Ensino, v.9, n.2, jul./dez. 2006, pp.145-175. BRASIL/Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006, pp. 87-164. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1988. BRITISH COUNCIL. Relatório da Pesquisa “O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira”. São Paulo, 2015. BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. San Francisco: Longman, 2001. COELHO, H. S. H. É possível aprender inglês na escola? Crenças de professores sobre o ensino de inglês em escolas públicas. In: A. M. F. Barcelos & M. H. V. Abrahão (eds.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. CORRÊA, Silvana Teresinha Marquetti. A práxis pedagógica no ensino de língua estrangeira moderna, oriunda das abordagens formal, comunicativa e pedagogia crítica. 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1006-4.pdf [Acesso em outubro de 2020]. CRYSTAL, D. A revolução da linguagem. [Tradução: R. Quintana]. Consultoria: Y. Leite. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005. 23 DORNYEI, Z. Motivational Strategies in the Language Classroom. Cambridge. UK: Cambridge University Press, 2001. ERLING, E. J. The many names of English: a discussion of the variety of labels given to the language in its worldwide role. In: English Today, v. 21, n. 1, jan., 2005, pp. 40-44. FERREIRA Jr., Amarilio. História da Educação Brasileira: da Colônia ao século XX. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2010. IALAGO, Ana Maria & DURAN, Marília Claret. Formação de professores de Inglês no Brasil. In: Revista Diálogo Educacional, Curitiba, V. 8, Nº 23, jan./abr., 2008, pp. 55-70. JORDÃO, Clarissa M. Des-vincular o inglês do imperialismo: hibridismo e agência no inglês como língua internacional. In: Revista Versalete, UFPR, v.1, n.1, 2013, pp. 278-299. LEFFA, V. J. Criação de bodes, carnavalização e cumplicidade: considerações sobre o fracasso da Língua Estrangeiras na escola pública. In: LIMA, D. C. de (org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, pp. 15- 31. LIMA, D. C. de (ed.). Inglês em escola pública não funciona? uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. LINDSAY, C. & KNIGHT, P. Learning and teaching English: a course for teachers. New York: Oxford University Press, 2006. LIGHTBOWN, Patsy M.; SPADA, Nina. How languages are learned. Oxford: Oxford University Press, 1998. MARZARI, Gabriela Quatrin & BADKE, Mariluza Ribeiro. Ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas de Santa Maria/RS. In: Pesquisas em Discurso Pedagógico, Nº1, 2013. MEDEIROS, Letícia Miranda & FONTOURA, Helena Amaral. As dificuldades do ensino de Inglês na Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva de professores que atuam na área. In: Poliphonía, V.30/1, jan./jun. 2019, pp. 68-84. MICCOLI, L. Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 45, n. 1, 2006, pp. 103-118. MITCHELL, Rosamond; MYLES, Florence. Second language learning theories. London: Arnold, 2000. MOURA, Eduardo J. S. Iniciação à docência como política de formação de professores. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, UnB, 2013. NUNAN, D. Research. Methods in Language Learning. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2000. 24 OLIVEIRA, Ênio de. Políticas de ensino de Línguas Estrangeiras es escolas públicas do Estado de São Paulo. Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, SP, 2003. OLIVEIRA, Gilvan M. de. Brasileiro fala português: monolinguismo e preconceito linguístico. In: LOPES DA SILVA, F.; MOURA, H. O direito à fala: a questão do preconceito linguístico. Florianópolis: Editora Insular, 2000. OLIVEIRA, L. A. Ensino de línguas estrangeiras para jovens e adultos na escola pública. In: Lima, D. C. de (ed.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, pp. 21-30. OLIVEIRA, R. A. de. A matrix da LE no Brasil: a legislação e a política do fingimento. In: LIMA, D. C. de (ed.). Inglês em escolas públicas não funciona? uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, pp. 67-78. OLIVEIRA, E.; MOTA, I.O. Ensino de Língua Inglesa na Educação Básica: entre a ‘qualidade’ dos cursos de idiomas de iniciativa privada e o silenciamento das escolas públicas estaduais paulistas. In: Trabalhos de Linguística Aplicada, Nº 42, 2003, pp. 125-134. OXFORD, Rebecca; LAVINE, Roberta Z. & CROOKALL. Language Learning Strategies, the Communicative Approach, and their Classroom Implications. In: Foreign Language Annals, 22, No. 1, 1989, pp. 29-40. PACHECO, Jose Augusto B. Área escola: projecto educativo, curricular e didáctico. Revista Portuguesa de Educação, v.7, n. 1-2, 1994, pp. 49-80. PAIVA, V. L. M. O. A identidade do professor de inglês. In: APLIEMGE: Ensino e Pesquisa. n.1, 1997, pp. 9-17. PAIVA V.M.O. Autonomia e complexidade: narrativas de aprendizagem. In: FREIRE, M.M.; VIEIRA-ABRAHÃO, M.H.; BARCELOS, A.M.F. (Orgs.) Linguística aplicada e contemporaneidade. Campinas: Pontes/ALAB, 2005. pp.135-153. RAJAGOPALAN, K. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil: por uma política prudente e propositiva. In: K. Rajagopalan & Y. Lacoste (eds.). A geopolítica do Inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, pp. 135-159. SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Campinas, SP: Autores Associados, 2011. SCHMITZ, J. R. Diálogo com um professor de língua inglesa sobre a carreira docente e a escola pública. In: D. C. de Lima (eds.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, pp. 111-120. SCHLATTER, Margarete. O ensino de leitura em Língua Estrangeira na escola; uma proposta de letramento. In: Caleidoscópio, Vol. 7, n. 1, jan/abr., 2009, pp. 11-23. UECHI, Suzi Aparecida. Inglês, disciplina-problema no fundamental e médio? Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de São Paulo, 2006. 25 VANEK, J.A. & TRIM, J.L.M. (orgs.). Across the threshold. Oxford, UK: Pergamon, 1984. VIEIRA, Josalba; MOURA, Heronides. Língua estrangeira: direito ou privilégio? In: LOPES DA SILVA, F.; MOURA, H. O direito à fala: a questão do preconceito linguístico. Florianópolis: Editora Insular, 2000. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ZOLNIER, M. C. A. P.; MICCOLI, L. S. 2009. O desafio de ensinar inglês: experiências de conflitos, frustrações e indisciplina. In: Revista do Gel, v. 6, n. 2, 2009, pp. 175- 206. WECHSLER, S. Avaliação da criatividade por palavras, Teste de Torrance: versão brasileira. 2 ed. Campinas, São Paulo: IDB/LAMP, 2000. WIDDOWSON, H. G. O Ensino das línguas para a comunicação. [Trad. José Carlos Paes de Almeida Filho]. São Paulo: Pontes, 2005. WILKINS, David A. Notional Svllabuses. Oxford, UK: Oxford University Press, 1976.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -Denis Nascimento.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons