Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz Barreto, Advania da-
dc.date.accessioned2022-06-01T03:08:35Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2022-06-01T03:08:35Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22953-
dc.description.abstractThis paper suggests practices to promote literary literacy, with an emphasis on encouraging reading, interpretation and the production of texts, through the “basic sequence”, suggested by Cosson (2012). These practices were conceived from the poetry of Audre Lorde A woman speaks, centered on black women: in which they are seen and in their own battle to assert their voice and identity. The objective is, with this, to provide students with activities in literature classes that prioritize a practice of reading, interpretation and production of poetic texts attentive to the stylistic structure to the sociohistorical-cultural content of the text. The proposal is to work on the teaching-learning of the literary poem through the Basic Sequence and with a view to literary literacy, by adopting the stages of motivation, introduction, reading and interpretation, followed by the literary production and its exposure. Our motivation is also forged in the experimentation of poetic reading that considers the reading of the world, in which they involve social, historical, cultural and structural aspects. In terms of theoretical foundation, we will rely, as main references, on Candido (2012), Cosson (2014), Cosson and Souza (2020), Pinheiro (2002), among others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-01T03:08:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC - Advania Barreto.pdf: 1433617 bytes, checksum: 3a1ec272f898dbf117714daa27ea4f39 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-01T03:08:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC - Advania Barreto.pdf: 1433617 bytes, checksum: 3a1ec272f898dbf117714daa27ea4f39 (MD5) Previous issue date: 2020-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAudre Lordept_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectSequência Básicapt_BR
dc.titleUma mulher fala: lendo poemas de Audre Lorde nas aulas de língua inglesa do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lacerda Marques, Moama Lorena de-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 30/05/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 30/05/2022pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta práticas de promoção do letramento literário, com ênfase no incentivo à leitura, à interpretação e à produção de textos, por meio da “sequência básica”, sugerida por Cosson (2012). Essas práticas foram pensadas a partir da poesia de Audre Lorde Uma mulher fala, centrada nas mulheres negras, na (auto) afirmação da sua voz. Objetiva-se, com isto, proporcionar aos alunos atividades, em aulas de língua inglesa, que priorizem uma prática de leitura, interpretação e produção de textos poéticos atenta tanto à estrutura estilística quanto ao conteúdo sócio-histórico-cultural do texto. A proposta é mediar o contato dos alunos com o poema por meio da Sequência Básica e tendo em vista o letramento literário, ao adotar as etapas da motivação, introdução, leitura e interpretação, seguidas pela produção literária e a exposição desta. Nossa intenção é forjada, ainda, na experimentação da leitura poética que considere a leitura de mundo, envolvendo aspectos sociais, históricos, culturais e estruturais. Em termos de fundamentação teórica, nos apoiaremos, como referências principais, em Candido (2012), Cosson (2014), Cosson e Souza (2020), Pinheiro (2002), entre outras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAVERBUCK, Lígia Morrone. A poesia e a escola. In.: ZILBERMANN, Regina (org). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984. BAMBEGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. Trad. Octávio M. Cajado. São Paulo: Ática/UNESCO, 1986. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 9.394/96. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996 BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 1 – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, Secretária da Educação Básica, 2006. BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtesc, 2002. BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons e ritmos. 8. Ed. São Paulo: Ática,1993. CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Revista IEL Unicamp.2012. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/viewFile/3560/3007. Acesso em 25 set. 2020. CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. CECCANTINI, João Luís. Mentira que Parece Verdade: os jovens não leem e não gostam de ler. In: FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. P. 83-98. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014. COSSON, Rildo; SOUZA, Renata Junqueira de. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP, agosto -2011. Disponível em: 26 <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf> Acesso em: 25/09/2020. JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa (Coord. e trad.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2ª ed. Rio de Janeiro Paz e Terra, 2002. p. 67-84. LAJOLO, Mariza. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática,1993. PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. 2ª ed., João Pessoa: Idéia, 2002. PINHEIRO, Helder. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. In; Graphos: Revista de Pós-Graduação em Letras – UFPB. Vol. 10, nº 1, 2008. PINHEIRO, Hélder. Literatura: Ensino e pesquisa. Olhares críticos sobre a literatura e ensino. Flavio Pereira Camargo, Miliane Moreira, Vilma Nunes da Fonseca (org.). São Paulo,2014. Fonte Editorial. SEGABINAZI, Daniela Maria. Educação literária e a formação docente: encontros e desencontros do ensino de literatura na escola e na Universidade do Século XXI. João Pessoa, 2011. Disponível, em: https//repositório.ufpb.br/jspi/handle/tede/6177. Acesso em 20 de ago. 2018 SILVA, Antonieta Mírian de Oliveira Carneiro; SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Letramento Literário: desafios e possibilidades na formação de leitores. Vol. 01, nº 01, Revista Eletrônica de Educação de Alagoas, 2013, p.92-101. Disponível em: <http://www.educacao.al.gov.br/reduc/edicoes/1a-edicao/artigos/reduc-1aedicao/LETRAMENTO%20LITERARIO%20NA%20ESCOLA_Antonieta%20Silva_ Maria%20Silveira.pdf> Acesso em: 30/09/2020. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 7. ed. São Paulo: Global Editora, 1987.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Advania Barreto.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons