Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22953
Tipo: TCC
Título: Uma mulher fala: lendo poemas de Audre Lorde nas aulas de língua inglesa do ensino médio
Autor(es): Cruz Barreto, Advania da
Primeiro Orientador: Lacerda Marques, Moama Lorena de
Resumo: O presente trabalho apresenta práticas de promoção do letramento literário, com ênfase no incentivo à leitura, à interpretação e à produção de textos, por meio da “sequência básica”, sugerida por Cosson (2012). Essas práticas foram pensadas a partir da poesia de Audre Lorde Uma mulher fala, centrada nas mulheres negras, na (auto) afirmação da sua voz. Objetiva-se, com isto, proporcionar aos alunos atividades, em aulas de língua inglesa, que priorizem uma prática de leitura, interpretação e produção de textos poéticos atenta tanto à estrutura estilística quanto ao conteúdo sócio-histórico-cultural do texto. A proposta é mediar o contato dos alunos com o poema por meio da Sequência Básica e tendo em vista o letramento literário, ao adotar as etapas da motivação, introdução, leitura e interpretação, seguidas pela produção literária e a exposição desta. Nossa intenção é forjada, ainda, na experimentação da leitura poética que considere a leitura de mundo, envolvendo aspectos sociais, históricos, culturais e estruturais. Em termos de fundamentação teórica, nos apoiaremos, como referências principais, em Candido (2012), Cosson (2014), Cosson e Souza (2020), Pinheiro (2002), entre outras.
Abstract: This paper suggests practices to promote literary literacy, with an emphasis on encouraging reading, interpretation and the production of texts, through the “basic sequence”, suggested by Cosson (2012). These practices were conceived from the poetry of Audre Lorde A woman speaks, centered on black women: in which they are seen and in their own battle to assert their voice and identity. The objective is, with this, to provide students with activities in literature classes that prioritize a practice of reading, interpretation and production of poetic texts attentive to the stylistic structure to the sociohistorical-cultural content of the text. The proposal is to work on the teaching-learning of the literary poem through the Basic Sequence and with a view to literary literacy, by adopting the stages of motivation, introduction, reading and interpretation, followed by the literary production and its exposure. Our motivation is also forged in the experimentation of poetic reading that considers the reading of the world, in which they involve social, historical, cultural and structural aspects. In terms of theoretical foundation, we will rely, as main references, on Candido (2012), Cosson (2014), Cosson and Souza (2020), Pinheiro (2002), among others.
Palavras-chave: Audre Lorde
Letramento Literário
Sequência Básica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22953
Data do documento: 26-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Advania Barreto.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons