Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22969| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Uso do Facebook como estratégia pedagógica para aprendizagem das infecções sexualmente transmissíveis |
| Autor(es): | Silva, Gláudia Martins Balbino da |
| Primeiro Orientador: | Galvão, Bruno Henrique Andrade |
| Primeiro Coorientador: | Pessoa, Wallace Felipe Blohem |
| Resumo: | As tecnologias da informação e comunicação, a partir do uso da internet, têm trazido muitas mudanças ao longo do tempo nas formas de interagir e aprender. As interações sociais ganham cada dia mais espaço e a comunicação entre professor e aluno não está mais limitada a sala de aula, demonstrando que essas interações passam também pelo ambiente em que a comunicação ocorre, no modo em que o estudante interage com os problemas, os assuntos, a informação e os valores culturais e pelos mecanismo utilizados em sala de aula. Nesse cenário, surge o desafio para a esfera educativa no sentido de buscar novas metodologias que se relacionem às perspectivas atuais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz referência sobre a necessidade de os estudantes entenderem essas tecnologias, as suas linguagens, as formas de interagir a partir delas, no melhor de suas possibilidades, atuando criticamente, resolvendo problemas nos mais diversos espaços, ou seja, a cultura digital. Para tanto, escolheu-se trabalhar com as redes sociais, através de um grupo privado, criado na plataforma Facebook. Aplicou-se a temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), utilizando-se de estratégias de ensino baseadas na Sociointeração, na Metodologia Ativa e na abordagem Investigativa, a fim de ampliar as possibilidades na construção do conhecimento entre estudantes e professor. O objetivo central deste trabalho foi o de favorecer a aprendizagem a respeito das IST, a partir da utilização de uma rede social (Facebook), em uma escola da rede pública da Paraíba, resultando na elaboração de um Guia Pedagógico como ferramenta de apoio ao trabalho docente. A metodologia mais adequada a este propósito foi a pesquisa qualitativa, do tipo etnografia escolar, pela interação do pesquisador com o objeto pesquisado, e teve como amostra, duas turmas de terceira série do Ensino Médio, totalizando 49 estudantes. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados no início e final da pesquisa e pela observação participante durante a aplicação das estratégias de ensino. Foram examinados por frequência e porcentagem simples, além de análise de conteúdo. A aplicação da pesquisa, a partir do Facebook, resultou numa adesão superior a 80% dos estudantes, demonstrando o potencial desta ferramenta na aproximação dos conteúdos, além de colaborar na interação entre eles nas atividades. Portanto, conclui-se que este trabalho favoreceu a aprendizagem sobre as IST e, sobretudo, contribuiu para a alfabetização científica e o desenvolvimento do protagonismo estudantil. Sendo assim, considera-se que a metodologia se constitui em produto importante para o ensino, porquanto sua aplicação se mostrou eficiente no estudo da temática apresentada. |
| Abstract: | Information and communication technologies, from the use of the internet, have brought many changes over time in the ways of interacting and learning. Social interactions gain more space every day and communication between teacher and student is no longer limited to the classroom, demonstrating that these interactions also pass through the environment in which communication occurs, in the way in which the student interacts with problems, subjects, information and cultural values and the mechanisms used in the classroom. In this scenario, challenge arises for the educational sphere in the sense of seeking new methodologies that are related to the current perspectives. The National Common Curricular Base (BNCC) refers to the need for students to understand these technologies, their languages, ways to interact from them, to the best of their ability, acting critically, solving problems in the most diverse spaces, that is, digital culture. Therefore, we chose to work with social networks, through a private group, created on the Facebook platform. The theme of Sexually Transmitted Infections (STI) was applied, using teaching strategies based on Sociointeraction, the Active Methodology and the Investigative approach, in order to expand the possibilities in the construction of knowledge between students and teacher. The main objective of this work was to promote learning about STIs, using a social network (Facebook), in a public school in Paraíba, resulting in the elaboration of an Illustrated Pedagogical Guide as a tool to support the teaching work. The most appropriate methodology for this purpose was the qualitative research, of the school ethnography type, due to the interaction of the researcher with the researched object, and had as sample, two classes of third grade of High School, totaling 49 students. Data were obtained through questionnaires applied at the beginning and at the end of the research and through participant observation during the application of teaching strategies. They were examined by frequency and simple percentage, in addition to content analysis. The application of the research, from Facebook, resulted in an adhesion of more than 80% of the students, demonstrating the potential of this tool in the approximation of the contents, besides collaborating in the interaction between them in the activities. Therefore, it is concluded that this work favored learning about STIs and, above all, contributed to scientific literacy and the development of student leadership. In this way, it is considered that the methodology constitutes an important product for teaching, as its application has proved to be efficient in the study of the presented theme. |
| Palavras-chave: | Tecnologia da Informação e Comunicação Educação Infecções Sexualmente Trasmissíveis Information and Communication Technology Education Sexually Transmitted Infections |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Biologia Molecular |
| Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22969 |
| Data do documento: | 29-Jul-2020 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GláudiaMartinsBalbinoDaSilva_Dissert.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
