Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22970
Tipo: Dissertação
Título: Recursos didáticos nas aulas de botânica: estratégias e instrumentos que visam melhorar o processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Gonçalves, Josefa Cristina Pedro
Primeiro Orientador: Zárate, Eliete Lima de Paula
Primeiro Coorientador: Marques, Roberta Smania
Resumo: O presente trabalho baseou-se no desenvolvimento ações de intervenção pedagógica nas aulas de biologia, nos conteúdos de botânica, no ensino médio com o objetivo de utilizar recursos didáticos que proporcionassem uma efetividade da aprendizagem no processo de ensino, como a produção de uma carpoteca e um guia didático, uma vez que a qualidade do ensino de botânica é considerada ineficiente, sem atrativos e o uso de metodologias ativas puderam contribuir satisfatoriamente para melhorar o desempenho dos alunos no processo ensinoaprendizagem. Assim, a utilização de estratégias de ensino por meio de aulas práticas, com abordagem contextualizada foram formas de contribuir na construção do conhecimento e na promoção de uma aprendizagem efetiva. O trabalho foi realizado em uma escola pública, na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba, tendo como público alvo, os discentes de três turmas de 2ª série do Ensino Médio. A coleta de dados foi organizada por meio de questionários aplicados na etapa inicial e final da pesquisa, além de observações diretas durante as aulas e no decorrer das atividades. O processo da pesquisa aconteceu com a execução de atividades práticas e em grupos, de uma sequência didática, que permitiu ao aluno desenvolver sua autonomia no processo da aprendizagem, com práticas que envolveram a participação dos estudantes na sala de aula. Foi construída uma carpoteca com atuação protagonista do aluno, realizando a coleta do material botânico e a posterior descrição. A carpoteca constituiu um recurso didático proposto pelo referido trabalho, assim como a produção de um guia didático. Os resultados demonstraram que os alunos tiveram uma participação efetiva e consideraram as atividades práticas relevantes para a sua aprendizagem, como também que a utilização de metodologias que aproximem os alunos das plantas contribuiu para essa aprendizagem. A execução da pesquisa permitiu também uma reflexão sobre a necessidade de utilizar metodologias que promovam nos discentes maior interesse durante o processo de aprendizagem.
Abstract: The present study was based on the development of pedagogical intervention actions in biology classes, in the contents of botany, in high school with the objective of using didactic resources that would provide an effectiveness of learning in the teaching process, such as the production of a carpotheque and a didactic guide, because the quality of teaching botany is considered inefficient, unattractive and the use of active methodologies could contribute satisfactorily to improve the performance of students in the teaching-learning process. Thus, the use of teaching strategies through practical classes, with a contextualized approach, were ways of contributing to the construction of knowledge and the promotion of effective learning. The work was carried out in a public school, in the city of Campina Grande, state of Paraíba, having as target audience, the students of three classes of 2nd grade of High School. Data collection was organized through questionnaires applied in the initial and final stages of the research, in addition to direct observations during classes and during activities. The research process happened with the execution of practical activities and in groups, in a didactic sequence, which allowed the student to develop his autonomy in the learning process, with practices that involved the participation of students in the classroom. The carpotheque was built with the student's main role, performing the collection of botanical material and subsequent description. The carpotheque was a didactic resource proposed by that work, as well as the production of a didactic guide. The results showed that students had an effective participation and considered practical activities relevant to their learning, as well as that the use of methodologies that bring students closer to plants contributed to this learning. The execution of the research also allowed a reflection on the need to use methodologies that promote greater interest in students during the learning process.
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Recursos didáticos
Coleções Biológicas
Carpoteca
Metodologias ativas
Biology teaching
Didactic resources
Biological Collections
Carpotheque
Active methodologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22970
Data do documento: 29-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosefaCristinaPedroGonçalves_Dissert.pdf7,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons