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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22976
Tipo: | Dissertação |
Título: | Comunicação institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba: contribuições para a divulgação científica |
Autor(es): | Mota, Daniela Espínola Fernandes da |
Primeiro Orientador: | Diniz, Adriana Valéria Santos |
Resumo: | No Brasil, as Instituições de Ensino Superior (IES), além de voltarem-se à formação profissional, humanística e cidadã, também são espaços responsáveis pela produção de conhecimentos e pelo desenvolvimento de avanços científicos e tecnológicos. No entanto, a divulgação científica das pesquisas empreendidas por essas instituições para a população em geral ainda não é tão significativa. A divulgação de informações científicas e tecnológicas se constitui em uma necessidade social de compartilhar o saber. Assim, como instituição que produz conhecimento científico e tecnológico, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba precisa ampliar a divulgação das pesquisas científicas e seus resultados junto à sociedade. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa é analisar as contribuições da Comunicação Institucional para a Divulgação Científica do IFPB - Campus João Pessoa. A abordagem metodológica deste trabalho é predominantemente de natureza qualitativa, coadunando-se a esta alguns aspectos de natureza quantitativa. Com relação a seus objetivos, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, cujo campo de estudo é a Divulgação Científica realizada por meio da Comunicação Institucional. Com referência aos procedimentos técnicos, foram adotados três tipos: análise bibliográfica, documental e questionários. Foi inicialmente realizado um levantamento de fontes bibliográficas, por meio de procedimento de Revisão Sistemática de Literatura (RSL), sobre as principais temáticas que norteiam o estudo proposto. Em seguida, foi realizada uma análise documental em 170 matérias publicadas no portal institucional do IFPB – campus João Pessoa no período de janeiro a junho de 2021. Os dados coletados foram analisados com base nas técnicas de análise de conteúdo para evidenciar a frequência com que o referido portal eletrônico trata assuntos relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação. Por fim, foram coletados dados por meio da aplicação de questionário on-line (Google Forms) enviado por e-mail para 104 pesquisadores do IFPB - Campus João Pessoa, tendo sido analisados, de forma aleatória, as respostas de 27 pesquisadores. O instrumento foi composto de 31 questões, sendo 26 abertas e 05 fechadas. A finalidade desta etapa foi identificar os principais entraves e possíveis contribuições à melhoria da divulgação científica. Após a análise dos dados, verificou-se que não há um trabalho consistente de divulgação científica no IFPB Campus João Pessoa. As publicações ainda são baseadas mais nos fatos/acontecimentos do que nos processos e conhecimentos produzidos pelas pesquisas desenvolvidas na instituição. Ao final, visando contribuir para a melhoria da divulgação científica no âmbito do IFPB - Campus João Pessoa, foi elaborado um Manual de Divulgação Científica, com orientações básicas sobre como veicular informações sobre Ciência e Tecnologia tanto institucionalmente como para veículos de comunicação. |
Abstract: | Higher education institutions in Brazil focus on professional, humanistic, and citizen training. Additionally, they are also responsible for the production of knowledge and the development of scientific and technological advances. However, the scientific dissemination of research undertaken by these institutions to the general population is still not so significant. The dissemination of scientific and technological information constitutes social need to share knowledge. Thus, as an institution that produces scientific and technological knowledge, the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Paraíba (IFPB) must expand the dissemination of scientific research and its results to society. In this sense, the main objective of this research is to analyze the contributions of Institutional Communication to the Scientific Dissemination of the IFPB - Campus João Pessoa. The methodological approach of this work is predominantly qualitative, in line with some aspects of a quantitative nature. Regarding its objectives, it is exploratory research, whose field of study is Scientific Dissemination carried out through Institutional Communication. Three types of technical procedures were adopted: bibliographic analysis, documents, and questionnaires. A survey of bibliographic sources was initially carried out, through the Systematic Literature Review (RSL) procedure, on the main themes that guide the proposed study. Then, document analysis was carried out on 170 articles published on IFPB's institutional portal, from January to June 2021. The collected data were analyzed based on content analysis techniques to evidence the frequency with which the electronic portal deals with issues related to Science, Technology, and Innovation. Finally, data were collected through the application of an online questionnaire (Google Forms) sent by e mail to 104 researchers from the IFPB - Campus João Pessoa, and the responses of 27 researchers were randomly analyzed. The instrument consisted of 31 questions, 26 of them were open type and 5 were closed type. The purpose of this stage was to identify the main obstacles and possible contributions to the improvement of scientific dissemination. After analyzing the data, it was found that there is no consistent work of scientific dissemination at the IFPB - Campus João Pessoa. Publications are still based more on facts/events than on the processes and knowledge produced by the research developed at the institution. In the end, aiming to contribute to the improvement of scientific dissemination within the scope of the IFPB - Campus João Pessoa, a Scientific Dissemination Manual was prepared, with basic guidelines on how to convey information on Science and Technology both institutionally and for communication vehicles. |
Palavras-chave: | Divulgação científica Comunicação institucional Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Instituições de ensino superior Scientific dissemination Institutional communication Federal network of professional education, science and technology Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba Higher education institutions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22976 |
Data do documento: | 23-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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