Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22979| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical |
| Autor(es): | Furtado, Fernanda Lúcia Acioli |
| Primeiro Orientador: | Bujes, Paula Farias |
| Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que forma o estilo musical e a autoetnografia podem contribuir na construção da performance do Pequeno Concerto para Violino e Cordas de Edino Krieger. Diante disso, apresento na fundamentação teórica a conceituação de estilo e da autoetnografia da performance. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a autoetnografia que tive como ferramentas o diário reflexivo e gravações em vídeos. Como parte do estudo do estilo, faço uma breve biografia do compositor bem como a contextualização e análise da obra, tendo como base a teoria dos conjuntos. Apresento ainda as performances disponíveis nas plataformas digitais e algumas de suas contribuições para a consolidação do estilo da obra. Em seguida, apresento minha trajetória como performer e uma reflexão acerca do concerto digital realizado no canal do YouTube, que motivou um estudo mais aprofundado sobre a expressividade da performance musical, que comento em breves demonstrações de trechos do Pequeno Concerto. Esta pesquisa justifica-se pela valorização do ponto de vista do performer na criação artística da obra musical, pois o método da autoetnografia coloca em evidência a experiência prática da construção de uma performance. Ressalto a relevância do estudo do estilo e a autoetnografia da performance na construção do meu entendimento da obra e da expressividade musical. Nas considerações finais destaco que o performer é único na construção da sua performance, mas que outros performers contribuem na construção de estilo. Com isso, a presente pesquisa espera contribuir com a comunidade acadêmica e que possa refletir sobre as complexidades dos processos criativos em performance. |
| Abstract: | This research aims at understanding in which ways musical style and autoethnography can contribute to the construction of the performance of the piece Pequeno Concerto para Violino e Cordas by Edino Krieger. Therefore, I present a theoretical framework with a concept of style and performance autoethnography. Therefore, in this artistic research, I use the study of style and performance autoetnography as part of the methodology. Integrating the study of style, I offer a brief biography of the composer and also a contextualization and analysis of the piece, using pitch-class set theory. I then present a few performances available in digital platforms and some of their contributions to the consolidation of the piece’s style. After that, I present my own path as a performer and a reflection about the performance of the digital concert that I published on YouTube, which I comment in brief demonstrations of bits of the Pequeno Concerto. This research is justified by the importance of the performer’s point of view in the artistic creation of a musical work, because the autoetnography makes explicit the practical processes involved in a performance. I then emphasize the relevance studying style and the process of performance autoetnography in the construction of the piece through musical expressiveness. In the final considerations I reinforce that each performer is unique and influences other performers in the consolidation of a musical style. Therefore, this research can serve so that the academic community can reflect on the complexities of creative processes in performance. |
| Palavras-chave: | Edino Krieger Pequeno concerto para violino e cordas Autoetnografia da performance Performance musical Performance autoethnography Music performance |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Música |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22979 |
| Data do documento: | 16-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FernandaLúciaAcioliFurtado_Dissert.pdf | 4,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
