Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22980| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Gestão do Almoxarifado Central da Universidade Federal da Paraíba: diagnóstico situacional por meio de documentos institucionais |
| Autor(es): | Silva, Genilson Lima e |
| Primeiro Orientador: | Morais, José Jassuipe da Silva |
| Resumo: | A Gestão Pública tem como uma das principais finalidades permitir que os objetivos do governo possam ser alcançados por meio do fornecimento de serviços aos cidadãos. Nesse contexto, uma das funções essenciais e diretamente ligada ao desenvolvimento do país é a educação. Por isso, as Instituições Federais de Ensino Superior ocupam importante espaço ao contribuírem com a profissionalização e difusão do conhecimento à coletividade. Nos últimos anos, com a expansão da oferta de vagas nestas instituições, houve também elevação de custos. Desse modo, o controle adequado de estoque dos materiais através da gestão dos almoxarifados torna-se indispensável para reduzir os impactos orçamentários, promover melhorias das práticas de gestão e contribuir com a eficiência institucional. Assim, este estudo objetivou elaborar um diagnóstico situacional da gestão de estoques do almoxarifado central da UFPB com base em documentos institucionais selecionados. Para tanto, o referencial teórico deste trabalho contempla o tema gestão pública; histórico das instituições e do ensino superior no Brasil; gestão das instituições de ensino superior; gestão de materiais no serviço público e gestão de almoxarifados. Esta pesquisa é do tipo aplicada, de abordagem qualitativa e caráter descritivo e exploratório, que se utiliza das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. De posse de documentos institucionais referentes ao Almoxarifado central, a análise de conteúdo de Bardin foi escolhida para categorização das informações coletadas, com posterior análise comparativa dos conteúdos examinados. Os resultados foram divididos em quatro categorias: Características gerais e Processo de trabalho; Recebimento de materiais; Armazenagem e Entrega. Estes denotam o processo de trabalho no local escolhido, possibilitando o diagnóstico situacional. A partir disso, foi possível concluir que a gestão de estoques dos materiais recebidos no almoxarifado central da UFPB avançou nos últimos anos. Entretanto, ressalta-se a necessidade de melhorias e modificações para o ambiente; incentivo para capacitações aos servidores sobre o trabalho realizado especificamente em almoxarifados; e disponibilidade de veículo e equipamentos, os quais influenciam na armazenagem e entrega dos itens aos setores requisitantes. Espera-se que o diagnóstico apoie a tomada de decisão da gestão institucional e local, auxiliando no processo de trabalho e na eficiência do setor, que torna possível a distribuição do material para a execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UFPB. |
| Abstract: | The main purposes of Public Management is to allow the government's objectives to be achieved through the provision of services to citizens. In this context, the essential functions and directly linked to the country's development is education. Therefore, Federal Institutions of Higher Education occupy an important space by contributing to the professionalization and dissemination of knowledge to the community. In recent years, with the expansion of vacancies in these institutions, there has also been an increase in costs. Thus, proper control of material stock through warehouse management becomes essential to reduce budgetary impacts, promote improvements in management practices and contribute to institutional efficiency. Thus, this study aimed to elaborate a situational diagnosis of stock management in the UFPB central warehouse based on selected institutional documents. Therefore, the theoretical framework of this work includes the theme of public management; history of institutions and higher education in Brazil; management of higher education institutions; management of materials in the public service and management of warehouses. This research is of the applied type, with a qualitative approach and descriptive and exploratory character, which uses bibliographic and documentary research techniques. In possession of institutional documents referring to the central warehouse, Bardin's content analysis was chosen to categorize the information collected, with subsequent comparative analysis of the examined contents. The results were divided into four categories: General characteristics and Work process; Receipt of materials; Storage and Delivery. These denote the work process in the chosen location, enabling the situational diagnosis. From this, it was possible to conclude that the stock management of materials received at the UFPB central warehouse has advanced in recent years. However, the need for improvements and modifications to the environment is highlighted; incentive for training employees on the work carried out specifically in warehouses; and availability of vehicle and equipment, which influence the storage and delivery of items to the requesting sectors. It is expected that the diagnosis will support institutional and local management decision-making, assisting in the work process and in the efficiency of the sector, which makes it possible to distribute the material for the execution of teaching, research and extension activities within the scope of the UFPB. |
| Palavras-chave: | Gestão pública Almoxarifado Diagnóstico situacional Avaliação institucional Public management Warehouse Situational diagnosis Institutional assessment |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22980 |
| Data do documento: | 25-Fev-2022 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GenilsonLimaESilva_Dissert.pdf | 11,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
