Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23026Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sales, Carlos Alberto Honório do Nascimento de | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-07T19:11:41Z | - |
| dc.date.available | 2020-11-30 | - |
| dc.date.available | 2022-06-07T19:11:41Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23026 | - |
| dc.description.abstract | Based on the understanding that reading and writing skills are the foundation for the appropriation of a language, whether mother tongue or foreign, such as English, and that language teaching centered on writing ability from discursive genres has been recognized by official documents, this article aims to discuss the importance of teaching English language writing from the perspective of discourse genres in elementary school. To do so, we used as a theoretical contribution the Theory of Genres in the perspective of Bakhtin (2003), Cavalcante (2016) and Koch and Elias (2006) and to understand the writing process in learning; Bonifácio (2015), Koch and Elias (2006) and Bakhtin (2001). Regarding the methodological procedures, the type of bibliographic research was used, performing the textual and interpretative analysis of works related to the theme. The results led us to the understanding that the teaching of English language writing should no longer be supported by a grammatical and mechanistic approach. Instead, the teaching of the English language should be focused in a contextualized and interactional way, offering teachers and students tools on how to work the linguistic code in various aspects, using discursive genres for this. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-07T19:11:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 6 - TCC - CARLOS ALBERTO HONÓRIO.pdf: 1263776 bytes, checksum: af28adaeb25c2290d7816d010103ddf9 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-07T19:11:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 6 - TCC - CARLOS ALBERTO HONÓRIO.pdf: 1263776 bytes, checksum: af28adaeb25c2290d7816d010103ddf9 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Escrita | pt_BR |
| dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.subject | Gêneros Discursivos | pt_BR |
| dc.title | O ensino da escrita de língua inglesa na perspectiva dos gêneros discursivos no ensino fundamental. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Melo Bonifácio, Carla Alecsandra de | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em: 07/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em: 07/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Partindo do entendimento de que as habilidades de leitura e escrita são alicerces para a apropriação de uma língua, quer seja materna ou estrangeira, como a língua Inglesa, e que o ensino de línguas centrado na habilidade de escrita a partir de gêneros discursivos têm sido reconhecido pelos documentos oficiais, o presente artigo tem como objetivo discutir a importância do ensino da escrita de língua inglesa na perspectiva dos gêneros discursivos no ensino fundamental. Para tanto, usamos como aporte teórico a Teoria de Gêneros na perspectiva de Bakhtin (2003), Cavalcante (2016) e Koch e Elias (2006) e para a compreensão do processo de escrita na aprendizagem; Bonifácio (2015), Koch e Elias (2006) e Bakhtin (2001). No tocante aos procedimentos metodológicos, foi empregado o tipo de pesquisa bibliográfica, realizando a análise textual e interpretativa de obras relacionadas ao tema. Os resultados nos conduziram ao entendimento de que o ensino da escrita de língua inglesa não deve mais ser respaldado em uma abordagem gramática e mecanicista. Ao invés disso, o ensino da língua inglesa deve ser enfocado de forma contextualizada e interacional, oferecendo aos docentes e aos alunos ferramentas de como trabalhar o código linguístico sob vários aspectos, utilizando para isso os gêneros discursivos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 13 ed. São Paulo: Hucitec, 2012. BONIFÁCIO, Carla Alecsandra de Melo. Práticas de Leitura e Produção textual em Língua Inglesa. In: Práticas de Leitura e Produção textual em Língua Inglesa.1 ed. JOÃO PESSOA: EDITORA DA UFPB, 2015, v.2, p. 211-266. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 18 nov. 2020. CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2016. DUMART.COM. Slogans em inglês: a intenção dos textos publicitários. Disponível em: http://dumarti.com/speak/slogans-em-ingles-a-intencao-dos-textos-publicitarios/. Acesso em: 18 de nov. 2020. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.PINTEREST. The Little Turtle: A Singable Illustrated Poem. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/187954984421069710/. Acesso em: 18 de nov. de 2020. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 34 ed. São Paulo: Cultrix, 2012. SILO.TIPS. As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didáticopedagógica para iniciantes. Disponível em: https://silo.tips/download/as-tirinhas-nasaulas-de-leitura-em-lingua-inglesa-uma-proposta-didatico-pedagog. Acesso em: 18 de nov. 202 TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2008. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 6 - TCC - CARLOS ALBERTO HONÓRIO.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
