Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23026
Tipo: TCC
Título: O ensino da escrita de língua inglesa na perspectiva dos gêneros discursivos no ensino fundamental.
Autor(es): Sales, Carlos Alberto Honório do Nascimento de
Primeiro Orientador: Melo Bonifácio, Carla Alecsandra de
Resumo: Partindo do entendimento de que as habilidades de leitura e escrita são alicerces para a apropriação de uma língua, quer seja materna ou estrangeira, como a língua Inglesa, e que o ensino de línguas centrado na habilidade de escrita a partir de gêneros discursivos têm sido reconhecido pelos documentos oficiais, o presente artigo tem como objetivo discutir a importância do ensino da escrita de língua inglesa na perspectiva dos gêneros discursivos no ensino fundamental. Para tanto, usamos como aporte teórico a Teoria de Gêneros na perspectiva de Bakhtin (2003), Cavalcante (2016) e Koch e Elias (2006) e para a compreensão do processo de escrita na aprendizagem; Bonifácio (2015), Koch e Elias (2006) e Bakhtin (2001). No tocante aos procedimentos metodológicos, foi empregado o tipo de pesquisa bibliográfica, realizando a análise textual e interpretativa de obras relacionadas ao tema. Os resultados nos conduziram ao entendimento de que o ensino da escrita de língua inglesa não deve mais ser respaldado em uma abordagem gramática e mecanicista. Ao invés disso, o ensino da língua inglesa deve ser enfocado de forma contextualizada e interacional, oferecendo aos docentes e aos alunos ferramentas de como trabalhar o código linguístico sob vários aspectos, utilizando para isso os gêneros discursivos.
Abstract: Based on the understanding that reading and writing skills are the foundation for the appropriation of a language, whether mother tongue or foreign, such as English, and that language teaching centered on writing ability from discursive genres has been recognized by official documents, this article aims to discuss the importance of teaching English language writing from the perspective of discourse genres in elementary school. To do so, we used as a theoretical contribution the Theory of Genres in the perspective of Bakhtin (2003), Cavalcante (2016) and Koch and Elias (2006) and to understand the writing process in learning; Bonifácio (2015), Koch and Elias (2006) and Bakhtin (2001). Regarding the methodological procedures, the type of bibliographic research was used, performing the textual and interpretative analysis of works related to the theme. The results led us to the understanding that the teaching of English language writing should no longer be supported by a grammatical and mechanistic approach. Instead, the teaching of the English language should be focused in a contextualized and interactional way, offering teachers and students tools on how to work the linguistic code in various aspects, using discursive genres for this.
Palavras-chave: Escrita
Língua Inglesa
Gêneros Discursivos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23026
Data do documento: 27-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6 - TCC - CARLOS ALBERTO HONÓRIO.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons