Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23027Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santana, Cléber Carvalho | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-08T12:04:56Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-02 | - |
| dc.date.available | 2022-06-08T12:04:56Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23027 | - |
| dc.description.abstract | The present work aimed to identify the causes and consequences of bullying, within the educational process, seeking possible solutions from professionals who are in similar areas aiming to reverse this situation. It is known that the school is an educational entity and that it needs to dedicate itself to the transfer of knowledge in a safe space. With this scenario, many professionals are forced to make a more radical decision, avoiding any type of hostility regardless of whether it is verbal or physical. The methodology used turned to a basic research, using qualitative and inductive methods. The main instrument used was bibliographic research, enabling the exposed perception of the reality of bullying. With the analysis, one should compare the ideas that hover under this paradigm, identifying its particularities, motives, effects and scope. This study sought to define the causes and consequences of the conflict, such as isolation, decreased school performance, lack of interest in school, panic and anxiety attacks, behavioral violence and physical changes, such as eating disorders, alcohol and illicit drug use and difficulties to sleep. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-08T12:04:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 7 - TCC Cléber - versão final.pdf: 1173840 bytes, checksum: 1ef1cc3d042332e5b4a340d4d0a5c110 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-08T12:04:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 7 - TCC Cléber - versão final.pdf: 1173840 bytes, checksum: 1ef1cc3d042332e5b4a340d4d0a5c110 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Bullying | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Desempenho | pt_BR |
| dc.title | Possíveis Causas do Bullying e Suas Consequências no Processo Educativo: Uma Revisão de Literatura | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Araújo, Osmar Hélio Alves | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em: 07/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em: 07/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho visou identificar as causas e consequências do bullying, dentro do processo educativo, buscando possíveis soluções de profissionais que estejam em áreas afins visando que revertam esse quadro. Sabe-se que a escola é uma entidade de educação e que precisa dedicarse na transferência do conhecimento em um espaço seguro. Com esse cenário, muitos profissionais se vêm obrigados a uma tomada de decisão mais radical, evitando todo e qualquer tipo de hostilidade independentemente de ser verbal ou físico. A metodologia utilizada voltouse para uma pesquisa básica, tendo como métodos qualitativo e indutivo. O principal instrumento utilizado foi a pesquisa bibliográfica possibilitando a percepção exposta sobre a realidade do bullying. Com a análise deve-se comparar as ideias que pairam sob esse paradigma identificando suas particularidades, motivos, efeitos e alcances. Neste estudo buscou-se definir as causas e consequências do conflito, como isolamento, diminuição do desempenho escolar, desinteresse pela escola, ataques de pânico e ansiedade, violência comportamental e alterações físicas, como distúrbios alimentares, consumo de álcool e drogas ilícitas e dificuldades para dormir. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | AMORETTI, R (org.). Psicanálise e Violência: Metapsicologia – clínica – cultura. 1. ed. Vozes: Petrópolis, 1992. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 1988. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em: 13/10/2020 CALHAU, Lélio Braga. Bullying: o que você precisa saber: identificação, prevenção e repressão. Impetus: Niterói, 2009. CAVALCANTE, Meire. Como lidar com brincadeiras que machucam a alma. Revista Nova Escola, nº 178, ano XIX, Dezembro, 2004. FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Verus: Campinas, 2005. FANTE, Cleo; PEDRA, José Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Artmed: Porto Alegre, 2008. FERNANDEZ, A. A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem. Artes Médicas: Porto Alegre, 1994. GUIMARÃES, J. R. Violência escolar e o fenômeno ‘bullying’. A responsabilidade social diante do comportamento agressivo entre estudantes. 2009. Disponível em: <http://jusvi.com/artigos/41126>. Acesso em: 03/11/2020. HUESMANN, L.R., J. Moise-Titus, C.-L. Podolski e L.D. Eron. Longitudinal Relations Between Children's Exposure to TV Violence and Their Aggressive and Violent Behavior in Young Adulthood: 1977-1992. Developmental Psychology, Vol. 39, Nº 2, 2003. LOPES NETO, Aramis A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. J. Pediatr. (Rio J.) vol.81 no.5 suppl.0 Porto Alegre Nov. 2005. <http://www.scielo.br/scielo.php>? LOPES NETO, A.A.; SAAVEDRA, L.H. Diga não para o bullying: Programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. ABRAPIA: Rio de Janeiro, 2003. PAPALIA, D. E. O mundo da criança: da infância à adolescência. McGraw-Hill do Brasil: São Paulo, 1981. PEREIRA, B. O. Para uma escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Fundação Caloueste Gulbenkian. Fundação para a Ciência e tecnologia. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ed. Imprensa Portuguesa: Porto, 2002. RAMOS, A. K. S. Bullying: A Violência Tolerada na Escola. 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/802-4.pdf>. Acesso em: 17/10/2020. SANTOMAURO, Beatriz. Cyberbullying: a violência virtual. Revista Nova Escola, 2010. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1530/cyberbullying-a-violencia-virtual>. Acesso em: 18/10/2020. SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying, Mentes Perigosas nas Escolas. Ed. FONTANAIR 2010. TOKARNIA, Mariana: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-04/um-emcada-dez-estudantes-no-brasil-e-vitima-frequente-de-bullying>. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 7 - TCC Cléber - versão final.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
