Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23027| Tipo: | TCC |
| Título: | Possíveis Causas do Bullying e Suas Consequências no Processo Educativo: Uma Revisão de Literatura |
| Autor(es): | Santana, Cléber Carvalho |
| Primeiro Orientador: | Araújo, Osmar Hélio Alves |
| Resumo: | O presente trabalho visou identificar as causas e consequências do bullying, dentro do processo educativo, buscando possíveis soluções de profissionais que estejam em áreas afins visando que revertam esse quadro. Sabe-se que a escola é uma entidade de educação e que precisa dedicarse na transferência do conhecimento em um espaço seguro. Com esse cenário, muitos profissionais se vêm obrigados a uma tomada de decisão mais radical, evitando todo e qualquer tipo de hostilidade independentemente de ser verbal ou físico. A metodologia utilizada voltouse para uma pesquisa básica, tendo como métodos qualitativo e indutivo. O principal instrumento utilizado foi a pesquisa bibliográfica possibilitando a percepção exposta sobre a realidade do bullying. Com a análise deve-se comparar as ideias que pairam sob esse paradigma identificando suas particularidades, motivos, efeitos e alcances. Neste estudo buscou-se definir as causas e consequências do conflito, como isolamento, diminuição do desempenho escolar, desinteresse pela escola, ataques de pânico e ansiedade, violência comportamental e alterações físicas, como distúrbios alimentares, consumo de álcool e drogas ilícitas e dificuldades para dormir. |
| Abstract: | The present work aimed to identify the causes and consequences of bullying, within the educational process, seeking possible solutions from professionals who are in similar areas aiming to reverse this situation. It is known that the school is an educational entity and that it needs to dedicate itself to the transfer of knowledge in a safe space. With this scenario, many professionals are forced to make a more radical decision, avoiding any type of hostility regardless of whether it is verbal or physical. The methodology used turned to a basic research, using qualitative and inductive methods. The main instrument used was bibliographic research, enabling the exposed perception of the reality of bullying. With the analysis, one should compare the ideas that hover under this paradigm, identifying its particularities, motives, effects and scope. This study sought to define the causes and consequences of the conflict, such as isolation, decreased school performance, lack of interest in school, panic and anxiety attacks, behavioral violence and physical changes, such as eating disorders, alcohol and illicit drug use and difficulties to sleep. |
| Palavras-chave: | Bullying Escola Desempenho |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23027 |
| Data do documento: | 27-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 7 - TCC Cléber - versão final.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
