Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23067Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Duarte, Fabíola Jerônimo | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-08T19:33:18Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-02 | - |
| dc.date.available | 2022-06-08T19:33:18Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23067 | - |
| dc.description.abstract | Having in mind that Kate Chopin's narrative is permeated with discussions related to the condition of women in the 19th century, we analyze in this monograph, by means of Charles Sanders Peirce's semiotics, how Kate Chopin in The story of an hour makes use of verbal signs surrounding the alleged death of Brently Mallard and the effective death of Mrs. Mallard. In this sense, we understand that semiotics acts not only as a way of understanding the implicit constructions of the text but also for the understanding of literary writing as a space of meanings, representations and debate of social issues. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-08T19:33:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 14 - TCC Fabíola Duarte VERSÃO FINAL.pdf: 1409711 bytes, checksum: 3afbe9a41a4e5e46900f2400e78a575c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-08T19:33:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 14 - TCC Fabíola Duarte VERSÃO FINAL.pdf: 1409711 bytes, checksum: 3afbe9a41a4e5e46900f2400e78a575c (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Signo | pt_BR |
| dc.subject | Semiótica | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Kate Chopin | pt_BR |
| dc.title | Semioses da condição feminina em ‘a história de uma hora’, de Kate Chopin | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Jeová Rocha de | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 08/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 08/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Ao entendermos a narrativa de Kate Chopin como um universo permeado de discussões relacionadas à condição da mulher no século XIX, analisamos nesta monografia, a partir da semiótica de Charles Sanders Peirce, como Kate Chopin, em A história de uma hora, faz uso dos signos verbais em torno da suposta morte de Brently Mallard e da morte efetiva da Sra Mallard. Neste sentido, entendemos que a semiótica atua, não apenas como uma forma de compreensão das construções implícitas do texto, mas também para o entendimento da escrita literária como um espaço de significações, representações e debate de questões sociais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | BARBOSA, Maria do Socorro; SILVEIRA, Thiago. “Um sopro de poder: relações de gênero e poder no conto A história de uma hora da escritora Kate Chopin”. Letras em Revista, Teresina, V. 05, n. 01, jan./-jun, 2014. BORIS, Georges; CESÍDIO, Mirella. “Mulher, corpo e subjetividade: uma análise desde o patriarcado à contemporaneidade. Revista Subjetividades. Ceará, v. 7, n. 2, p. 451-478, setembro 2007. CAVALCANTI, Vanessa. “Mulheres Em Ação: Revoluções, Protagonismo e Práxis Dos Séculos XIX e XX”. Proj. História, São Paulo, v. 30, p. 243-264, junho 2005. CHOPIN, Kate. A história de uma hora. Tradução de Flávia Yacubian. Balão Editorial, 2017. DIAS, V. “A representação e ascensão da mulher em o despertar, de Kate Chopin”. Orientadora: Dra. Daise Lilian Fonseca Dias. 2016, 42 p. Monografia (Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Letras – Língua Inglesa. Cajazeiras, 2016. JÚNIOR, Expedito Ferraz. “A leitura do texto literário: uma abordagem semiótica”. Signo, v. 37, n. 62, p. 64-80, 2012. JÚNIOR, Expedito Ferraz. “Semiótica e análise literária: uma introdução”. Revista do GELNE, v. 6, n. 1/2, p. 47-56, 2004. NÖTH, Winfried. Panorama da semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 1995. MORAIS L.S; ALVES E. R: “O perfil da mulher como esposa nos contos de Kate Chopin”. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/2561/35/TCC-Letras-2012Arquivo.010.pdf. Acesso em: 03 mai. 2020. MELO, Desirée. P. & MELO, Venise. P. Uma introdução à semiótica Peirceana. 1ª ed. Paraná: Unicentro, 2015. MOREIRA, N. M. A condição feminina revisitada: Júlia Lopes de Almeida e Kate Chopin. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2003. RODRIGUES, Thalita Raquel de Carvalho. EDNA PONTELLIER: una ou múltipla?, Orientadora: Dra. Nadilza M. de Barros Moreira, 2016, 142 p. Dissertação de mestrado (Literatura e Cultura) - Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2016. ROSSI, Aparecido Donizete. “Uma morte irônica: The Story of An Hour, de Kate Chopin”. In: Anais do XII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Mulher e Literatura: Gênero, Identidade e Hibridismo Cultural. Universidade Estadual de Santa Cruz: Ilhéus/Bahia, 2007. Disponível: http://www.uesc.br/seminariomulher/anais/PDF/APARECIDO%20DONIZETE %20ROSSI.pdf. Acesso em: 08 set. 2020. SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. Coleções primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 2007. SANTAELLA, Lúcia. “A semiótica e os estudos literários”. 2006. Disponível em; http://www.comciencia.br/comciencia/index.php?section=8&edicao=11&id=81. Acessado em: 1 jun. 2020. WANG, Xuding. Feminine Self-Assertion in The Story of an Hour. English Department, Tamkang University. 2007. ZANATTA, Deise Luzia. “A personagem feminina em The Awakening, de Kate Chopin”. Orientadora: Dra. Fabiane Verardi Burlamarque, 2013, 92 p. Dissertação de mestrado (Filosofia e ciências humanas) – Pós-graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2013. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 14 - TCC Fabíola Duarte VERSÃO FINAL.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
