Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23068| Tipo: | TCC |
| Título: | A problemática dos corpos pós-humanos: figurações dos autômatos em narrativas fílmicas de ficção científica |
| Autor(es): | Souto, Gabriela Barbosa de |
| Primeiro Orientador: | Mendonça, Jeová Rocha de |
| Resumo: | Desde a publicação do Manifesto Ciborgue, de Donna Haraway (2016), o ciborgue, híbrido entre máquina e organismo, aparece como figura fundamental para compreender como a tecnologia interfere em todas as esferas da vida humana. Partindo dessa criatura de ficção, pensada enquanto mito político e irônico, Haraway (2016) analisa diversas dicotomias que reforçam as políticas identitárias, propondo a ruptura destas fronteiras excludentes. O corpo do ciborgue, tão representativo do entrecruzamento de fronteiras, surge como elemento de análise para se pensar o pós-humano dentro e fora da ficção. Considerando a ficção científica como um campo de experimentação em que é possível observar a complexa subjetividade da relação entre a humanidade e a tecnologia por ela construída, o presente artigo tem por objetivo questionar as figurações pós-humanas a partir das distinções estabelecidas pelos processos de desconstrução ontológica propostos por Santaella (2007a) e das diferentes formas de vida artificial propostas por Regis (2012): os robôs, de natureza mecânica; os androides, de natureza artificial e orgânica; e os computadores, tidos como inteligências artificiais puras pela ausência de corpos antropomórficos. Partindo do pressuposto que estes arquétipos de autômatos da ficção científica são facilmente identificáveis nas mais diversas produções artísticas do gênero e que trazem consigo uma divergência acerca da sua natureza artificialmente construída, propõe-se aqui reexaminar o conceito de “inteligência artificial pura” ao analisar personagens dos filmes O Homem Bicentenário (1999), Blade Runner – O caçador de androides (1982) e O Fantasma do Futuro (1995) enquanto formas de vida artificial que desejam transcender a sua condição inumana ou parte dela. |
| Abstract: | Ever since the publication of A Cyborg Manifesto, by Donna Haraway (2016), the cyborg, hybrid between machine and organism, appears as a fundamental figure to understand how technology interferes in all spheres of human life. Starting from this fictional creature, thought of as a political and ironic myth, Haraway (2016) analyzes several dichotomies that reinforce identity policies, proposing the rupture of these excluding boundaries. The body of the cyborg, representative of the crossing of boundaries, appears as an element of analysis in thinking about the post-human inside and outside fiction. Regarding science fiction as a field of experimentation in which it is possible to observe the complex subjectivity of the relationship between humankind and the technology built by it, this paper aims to question the post-human figurations stemming from the distinctions established by the ontological deconstruction processes proposed by Santaella (2007a, 2007b) and the different artificial life forms proposed by Regis (2012): robots, as mechanical nature; androids, as artificial and organic nature; and computers, seen as pure artificial intelligences due to the absence of anthropomorphic bodies. Assuming that these science fiction automata archetypes are easily identifiable in diverse artistic productions in the genre and that they bring about divergences regarding their artificially constructed nature, it is proposed here to reexamine the concept of “pure artificial intelligence” when analyzing characters from the films Bicentennial Man (1999), Blade Runner (1982) and Ghost in the Shell (1995) as artificial life forms that wish to transcend their inhuman condition or part of it. |
| Palavras-chave: | ficção científica pós-humano; autômatos cinema personagem. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23068 |
| Data do documento: | 25-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 15 - TCC Gabriela Versão final.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
