Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23069Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lucena Neto, Inácio Araújo de | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-09T12:55:57Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-02 | - |
| dc.date.available | 2022-06-09T12:55:57Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23069 | - |
| dc.description.abstract | This article is inserted in the context of social actions developed as good practices, like social projects, which present themselves as a tool capable of contributing and transforming a reality from the diagnosis of a social problem. Based on this idea, a reflection was made about the importance of the English language in several aspects: due to the fact that it is the most spoken language in the world in terms of total number of speakers; the deficiency of English language teaching in Brazilian public education system; the English language as a differential in the job market and, finally, the teaching of a foreign language as a social function in the formation of the individual. Thus, the objective of this work is to start the process of elaborating a social project at CBMPB, focusing on teaching the English language and aimed at students from the public school system. As for the methodological procedures, the research corresponds to an instrumental case study, comprising an issue and proposing a specific project, understanding aspects related to English language teaching and aspects related to the development of social projects, developing a tool capable of acting in these contexts. The form of study is characterized by being descriptive, providing more information on the subject and having a qualitative approach. The presentation of the results is shown in the initial proposal for the elaboration of the social project MY SECOND LANGUAGE. Moreover, the unfolding of this study suggests the project could be amplified through the implementation of a bilingual training for the Fire Brigade Military staff. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-09T12:55:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 16 - TCC_INGLES_INÁCIO LUCENA_VERSÃO FINAL.pdf: 1024628 bytes, checksum: c443d58fbdd2250875777ead2e1b222b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-09T12:55:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 16 - TCC_INGLES_INÁCIO LUCENA_VERSÃO FINAL.pdf: 1024628 bytes, checksum: c443d58fbdd2250875777ead2e1b222b (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Projeto Social | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.subject | Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba | pt_BR |
| dc.title | MINHA SEGUNDA LÍNGUA: projeto social de língua inglesa no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Osias, Juliene Paiva de Araújo | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 09/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 09/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo está inserido no contexto de ações sociais desenvolvidas como boas práticas, a exemplo dos projetos sociais, os quais se apresentam como uma ferramenta capaz de contribuir e transformar uma realidade a partir do diagnóstico de uma problemática social. A partir dessa ideia foi realizada uma reflexão acerca da importância da língua inglesa em diversos aspectos: pelo fato de ser o idioma mais falado no mundo em termos de número total de falantes; a deficiência do ensino de língua inglesa na rede pública brasileira; a língua inglesa como diferencial no mercado de trabalho e, por último, o ensino de língua estrangeira como função social na formação do indivíduo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em iniciar o processo de elaboração no CBMPB de um projeto social, com foco no ensino de língua inglesa voltado para alunos da rede pública de ensino. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa corresponde a um estudo de caso instrumental, compreendendo uma questão e propondo um projeto específico, entendendo aspectos relacionados ao ensino de língua inglesa e aspectos relacionados ao desenvolvimento de projetos sociais, desenvolvendo uma ferramenta capaz de atuar nesses contextos. A forma de estudo se caracteriza por ser descritiva, fornecendo mais informações sobre o assunto e possuindo uma abordagem qualitativa. A apresentação dos resultados se mostra na proposta inicial de elaboração do projeto social MINHA SEGUNDA LÍNGUA. Além disso, o desdobramento deste estudo sugere que o projeto se ramifique por meio da implementação da formação bilíngue para os militares da Corporação. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ARAÚJO, Alyne Ferreira de et al. A integração das quatro habilidades linguísticas no ensino de língua inglesa. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 3., 2015, Natal. Artigos [...]. [s.l]: CONEDU, 2015. ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009. BOMBEIRO na Escola. CBMPB, [20--]a. Disponível em: https://bombeiros.pb.gov.br/bombeiro-na-escola/. Acesso em: 10 set. 2020. BOMBEIRO Mirim. CBMPB, [20--]b. Disponível em: https://bombeiros.pb.gov.br/bombeiro-mirim/. Acesso em: 10 set. 2020. BOMBEIRO Gol 10. CBMPB, [20--]c. Disponível em: https://bombeiros.pb.gov.br/bombeiro-gol-10/. Acesso em: 10 set. 2020. BOMBEIRO Caminhar com Prevenção. CBMPB, [20--]d. Disponível em: https://bombeiros.pb.gov.br/bombeiro-caminhar-com-prevencao/. Acesso em: 10 set. 2020. BOMBEIRO da Reserva Ativa. CBMPB, [20--]e. Disponível em: https://bombeiros.pb.gov.br/bombeiro-da-reserva-ativa/. Acesso em: 10 set. 2020. BRASIL. Tribunal de Contas da União. Conceitos básicos. [20--?]. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file//fileDownload.jsp?fileId=8A8182A14D110A73014 D1EFE3BA91199. Acesso em: 10 set. 2020. COUNCIL, British. O ensino de inglês na educação pública brasileira: elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE. São Paulo: British Council, 2015. CRESWELL, John W. Qualitative Inquiry & Research Design: choose among five approaches. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2013. CURY, Thereza Christina Holl. Elaboração de projetos sociais. In: ÁVILA, Célia M. Gestão de projetos sociais. 3. ed. rev. São Paulo: AAPCS – Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001. p. 37-48. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introduction: The Discipline and Practice of Qualitative Research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (org.). Handbook of Qualitative Research. 2. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2000. GODOI, Christiane Kleinübing; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; SILVA, Anielson Barbosa da. (org.). A Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. JUNQUILHO, Gelson Silva; ALMEIDA, Roberta Alvarenga de; SILVA, Alfredo Rodrigues Leite da. As 'artes do fazer' gestão na escola pública: uma proposta de estudo. Cadernos EBAPE.BR, v. 10, p. 329-356, 2012. LEWIS, M. Paul (ed.). Ethnologue: Languages of the World, Sixteenth Edition. Ethnologue, 2020. Disponível em: https://www.ethnologue.com/product/ethnologue-16th-edition. Acesso em: 17 nov. 2020. MACIEL, Walery Luci da Silva. Projetos Sociais: livro didático. Palhoça: UnisulVirtual, 2015. MERRIAM, Sharan B. Qualitative Research: a guide to design and interpretation. San Francisco: Jossey-Bass, 2009. MIRANDA, Nilva Conceição. As relações entre a língua inglesa, o mercado de trabalho e os discursos da mídia na formação do sujeito educando na escola pública. In: EDUCERE, 12., 2015, Curitiba. Artigos [...]. [s.l]: EDUCERE, 2015. p. 3923-3936. PROJETO. In: DICIONÁRIO Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/projeto/. Acesso em: 14 set. 2020. STEPHANOU, Luiz; MULLER, Lúcia Helena; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Guia para elaboração de projetos sociais. São Leopoldo: Sinodal, Porto Alegre: Fundação Luterana de Diaconia, 2003. THE 100 MOST-SPOKEN Languages in the World. Word Tips, 2020. Disponível em: https://word.tips/100-most-spoken-languages/. Acesso em: 17 nov. 2020. TIMBANE, Alexandre Antonio; DUARTE, Roseane Kellen dos Santos. O poder da língua inglesa no Brasil: política e o planejamento linguísticos. SEDA-Revista de Letras da RuralRJ, Rio de Janeiro, v. 5, n. 11, p. 76-105, 2020. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 16 - TCC_INGLES_INÁCIO LUCENA_VERSÃO FINAL.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
