Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23069| Tipo: | TCC |
| Título: | MINHA SEGUNDA LÍNGUA: projeto social de língua inglesa no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba |
| Autor(es): | Lucena Neto, Inácio Araújo de |
| Primeiro Orientador: | Osias, Juliene Paiva de Araújo |
| Resumo: | Este artigo está inserido no contexto de ações sociais desenvolvidas como boas práticas, a exemplo dos projetos sociais, os quais se apresentam como uma ferramenta capaz de contribuir e transformar uma realidade a partir do diagnóstico de uma problemática social. A partir dessa ideia foi realizada uma reflexão acerca da importância da língua inglesa em diversos aspectos: pelo fato de ser o idioma mais falado no mundo em termos de número total de falantes; a deficiência do ensino de língua inglesa na rede pública brasileira; a língua inglesa como diferencial no mercado de trabalho e, por último, o ensino de língua estrangeira como função social na formação do indivíduo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em iniciar o processo de elaboração no CBMPB de um projeto social, com foco no ensino de língua inglesa voltado para alunos da rede pública de ensino. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa corresponde a um estudo de caso instrumental, compreendendo uma questão e propondo um projeto específico, entendendo aspectos relacionados ao ensino de língua inglesa e aspectos relacionados ao desenvolvimento de projetos sociais, desenvolvendo uma ferramenta capaz de atuar nesses contextos. A forma de estudo se caracteriza por ser descritiva, fornecendo mais informações sobre o assunto e possuindo uma abordagem qualitativa. A apresentação dos resultados se mostra na proposta inicial de elaboração do projeto social MINHA SEGUNDA LÍNGUA. Além disso, o desdobramento deste estudo sugere que o projeto se ramifique por meio da implementação da formação bilíngue para os militares da Corporação. |
| Abstract: | This article is inserted in the context of social actions developed as good practices, like social projects, which present themselves as a tool capable of contributing and transforming a reality from the diagnosis of a social problem. Based on this idea, a reflection was made about the importance of the English language in several aspects: due to the fact that it is the most spoken language in the world in terms of total number of speakers; the deficiency of English language teaching in Brazilian public education system; the English language as a differential in the job market and, finally, the teaching of a foreign language as a social function in the formation of the individual. Thus, the objective of this work is to start the process of elaborating a social project at CBMPB, focusing on teaching the English language and aimed at students from the public school system. As for the methodological procedures, the research corresponds to an instrumental case study, comprising an issue and proposing a specific project, understanding aspects related to English language teaching and aspects related to the development of social projects, developing a tool capable of acting in these contexts. The form of study is characterized by being descriptive, providing more information on the subject and having a qualitative approach. The presentation of the results is shown in the initial proposal for the elaboration of the social project MY SECOND LANGUAGE. Moreover, the unfolding of this study suggests the project could be amplified through the implementation of a bilingual training for the Fire Brigade Military staff. |
| Palavras-chave: | Projeto Social Ensino de Língua Inglesa Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23069 |
| Data do documento: | 27-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 16 - TCC_INGLES_INÁCIO LUCENA_VERSÃO FINAL.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
