Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23070Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Torres Filho, Inaldo de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-09T13:20:32Z | - |
| dc.date.available | 2020-11-30 | - |
| dc.date.available | 2022-06-09T13:20:32Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23070 | - |
| dc.description.abstract | Starting from the importance that reading has in the process of learning a language, whether mother tongue or foreign, and understanding that the reading conceptions determine how readers extract meaning from the text, we understand that it is through the discursive genres that we can use the various forms of communication. Therefore, the objective of this work is to discuss the importance of teaching discoursive genres through reading, in an interactionist perspective, contributing to the improvement of students' reading proficiency. For that, bibliographic research was used, based on the authors Koch e Elias (2010) for the reading conceptions; Bahktin (2003), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010) and Cavalcante (2013) for the discursive genres. After reading and analyzing the entire theoretical contribution of the research, the results confirmed our initial idea that the teaching of the English language should be based on the interactionist perspective through the discursive genres. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-09T13:20:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 17 - TCC - INALDO TORRES.pdf: 1487655 bytes, checksum: 00d1c4e60251c5ed7045cf9c1588f540 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-09T13:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 17 - TCC - INALDO TORRES.pdf: 1487655 bytes, checksum: 00d1c4e60251c5ed7045cf9c1588f540 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Concepções de leitura | pt_BR |
| dc.subject | Gêneros discursivos. | pt_BR |
| dc.title | A importância do ensino de gêneros discursivos por meio da leitura | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 09/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 09/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Partindo da importância que a leitura tem no processo de aprendizagem de uma língua, seja materna ou estrangeira, e compreendendo que as concepções de leitura determinam o modo como os leitores extraem significado do texto, entendemos que é através dos gêneros discursivos que podemos utilizar das várias formas de comunicação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é discutir a importância do ensino dos gêneros discursivos por meio da leitura, numa perspectiva interacionista, contribuindo para o melhoramento da proficiência leitora de alunos. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos autores Koch e Elias (2010) para as concepções de leitura; Bahktin (2003), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010) e Cavalcante (2013) para os gêneros discursivos. Após a leitura e análise de todo o aporte teórico da pesquisa, os resultados confirmaram a nossa ideia inicial de que o ensino de Língua Inglesa deve ser embasado na perspectiva interacionista através dos gêneros discursivos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306 BONIFÁCIO, Carla Alecsandra de Melo. Práticas de leitura e produção textual em Língua Inglesa I. João Pessoa: UFPB, 2015. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Língua Estrangeira – 3º e 4º ciclos: Brasília, MEC, 1998. ________. BaseNacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2013. INTERAGIR. In: MICHAELIS, Dicionário Online de Português. Editora Melhoramentos, 2020. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portuguesbrasileiro/interagir>. Acesso em 10 de outubro de 2020. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2010. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo, Parábola Editorial, 2008. MORINO, E. C.; FARIA; R. B. SER: ensino fundamental I. São Paulo: Ática, 2019. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 17 - TCC - INALDO TORRES.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
