Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTorres Filho, Inaldo de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-06-09T13:20:32Z-
dc.date.available2020-11-30-
dc.date.available2022-06-09T13:20:32Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23070-
dc.description.abstractStarting from the importance that reading has in the process of learning a language, whether mother tongue or foreign, and understanding that the reading conceptions determine how readers extract meaning from the text, we understand that it is through the discursive genres that we can use the various forms of communication. Therefore, the objective of this work is to discuss the importance of teaching discoursive genres through reading, in an interactionist perspective, contributing to the improvement of students' reading proficiency. For that, bibliographic research was used, based on the authors Koch e Elias (2010) for the reading conceptions; Bahktin (2003), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010) and Cavalcante (2013) for the discursive genres. After reading and analyzing the entire theoretical contribution of the research, the results confirmed our initial idea that the teaching of the English language should be based on the interactionist perspective through the discursive genres.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-09T13:20:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 17 - TCC - INALDO TORRES.pdf: 1487655 bytes, checksum: 00d1c4e60251c5ed7045cf9c1588f540 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-09T13:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 17 - TCC - INALDO TORRES.pdf: 1487655 bytes, checksum: 00d1c4e60251c5ed7045cf9c1588f540 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConcepções de leiturapt_BR
dc.subjectGêneros discursivos.pt_BR
dc.titleA importância do ensino de gêneros discursivos por meio da leiturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 09/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 09/06/2022pt_BR
dc.description.resumoPartindo da importância que a leitura tem no processo de aprendizagem de uma língua, seja materna ou estrangeira, e compreendendo que as concepções de leitura determinam o modo como os leitores extraem significado do texto, entendemos que é através dos gêneros discursivos que podemos utilizar das várias formas de comunicação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é discutir a importância do ensino dos gêneros discursivos por meio da leitura, numa perspectiva interacionista, contribuindo para o melhoramento da proficiência leitora de alunos. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos autores Koch e Elias (2010) para as concepções de leitura; Bahktin (2003), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010) e Cavalcante (2013) para os gêneros discursivos. Após a leitura e análise de todo o aporte teórico da pesquisa, os resultados confirmaram a nossa ideia inicial de que o ensino de Língua Inglesa deve ser embasado na perspectiva interacionista através dos gêneros discursivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306 BONIFÁCIO, Carla Alecsandra de Melo. Práticas de leitura e produção textual em Língua Inglesa I. João Pessoa: UFPB, 2015. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Língua Estrangeira – 3º e 4º ciclos: Brasília, MEC, 1998. ________. BaseNacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2013. INTERAGIR. In: MICHAELIS, Dicionário Online de Português. Editora Melhoramentos, 2020. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portuguesbrasileiro/interagir>. Acesso em 10 de outubro de 2020. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2010. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo, Parábola Editorial, 2008. MORINO, E. C.; FARIA; R. B. SER: ensino fundamental I. São Paulo: Ática, 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
17 - TCC - INALDO TORRES.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons