Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23070| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância do ensino de gêneros discursivos por meio da leitura |
| Autor(es): | Torres Filho, Inaldo de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo |
| Resumo: | Partindo da importância que a leitura tem no processo de aprendizagem de uma língua, seja materna ou estrangeira, e compreendendo que as concepções de leitura determinam o modo como os leitores extraem significado do texto, entendemos que é através dos gêneros discursivos que podemos utilizar das várias formas de comunicação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é discutir a importância do ensino dos gêneros discursivos por meio da leitura, numa perspectiva interacionista, contribuindo para o melhoramento da proficiência leitora de alunos. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos autores Koch e Elias (2010) para as concepções de leitura; Bahktin (2003), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010) e Cavalcante (2013) para os gêneros discursivos. Após a leitura e análise de todo o aporte teórico da pesquisa, os resultados confirmaram a nossa ideia inicial de que o ensino de Língua Inglesa deve ser embasado na perspectiva interacionista através dos gêneros discursivos. |
| Abstract: | Starting from the importance that reading has in the process of learning a language, whether mother tongue or foreign, and understanding that the reading conceptions determine how readers extract meaning from the text, we understand that it is through the discursive genres that we can use the various forms of communication. Therefore, the objective of this work is to discuss the importance of teaching discoursive genres through reading, in an interactionist perspective, contributing to the improvement of students' reading proficiency. For that, bibliographic research was used, based on the authors Koch e Elias (2010) for the reading conceptions; Bahktin (2003), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010) and Cavalcante (2013) for the discursive genres. After reading and analyzing the entire theoretical contribution of the research, the results confirmed our initial idea that the teaching of the English language should be based on the interactionist perspective through the discursive genres. |
| Palavras-chave: | Leitura Concepções de leitura Gêneros discursivos. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23070 |
| Data do documento: | 27-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 17 - TCC - INALDO TORRES.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
