Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23080
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Josefa Cristina Procópio de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T18:55:31Z | - |
dc.date.available | 2020-12-02 | - |
dc.date.available | 2022-06-09T18:55:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23080 | - |
dc.description.abstract | The present work is a didactic proposal to be applied in the English language classes of a 3rd year high school class, with a view to literary literacy. For that, we selected the lyrical genre, with the poem “The art of losing”, by the American poet Elizabeth Bishop. In this sense, the research is configured as a mediation thought, in methodological terms, from procedures of the basic sequence of Rildo Cosson (2014), with a focus on contributing to the performance of students in the teaching-learning process of English-language literatures . As for the category of analysis that will mobilize reading and interpretation activities, we chose the losses, central to the construction of the poem since the title. Finally, as a theoretical contribution, we will use studies by authors such as Mota (2018), Cosson (2014), Bozza (2013), Kramsch (2013), Barbosa (2011), Pinheiro (2008), Zumthor (1997), among others. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-09T18:55:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 22 - TCC Josefa Versão Final.pdf: 962251 bytes, checksum: d35daf3b40ada120bae09d7ba5033977 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-09T18:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 22 - TCC Josefa Versão Final.pdf: 962251 bytes, checksum: d35daf3b40ada120bae09d7ba5033977 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Elizabeth Bishop | pt_BR |
dc.subject | Letramento Literário | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | “A arte de perder”, de Elizabeth Bishop, nas aulas de Língua Inglesa do 3º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Moama Lorena de Lacerda | - |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 09/06/2022 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 09/06/2022 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é uma proposta didática a ser aplicada nas aulas de língua inglesa de uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com vistas ao letramento literário. Para tanto, selecionamos o gênero lírico, com o poema “A arte de perder”, da poeta estadunidense Elizabeth Bishop. Nesse sentido, a pesquisa se configura como uma mediação pensada, em termos metodológicos, a partir de procedimentos da sequência básica de Rildo Cosson (2014), com foco em contribuir para o desempenho dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem das literaturas em língua inglesa. Quanto à categoria de análise que mobilizará as atividades de leitura e interpretação, escolhemos as perdas, central na construção do poema desde o título. Por fim, como aporte teórico, utilizaremos estudos de autores como Mota (2018), Cosson (2014), Bozza (2013), Kramsch (2013), Barbosa (2011), Pinheiro (2008), Zumthor (1997), entre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | AVERBUCK, Lígia Morrone. A Poesia e a Escola. In: ZILBERMAN, R. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 10ª Ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991. 164p. BARBOSA, Doraci Ribas. Os desafios da escola pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Produções Didático-Pedagógicas. Volume II. Paraná, 2013. Versão On-line ISBN 978-85-8015-075-9 Cadernos PDE. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/20 13_uepg_port_pdp_doraci_ribas_barbosa.pdf. Acesso em 04 out 2020. BARBOSA, Socorro de Fátima Pacifico. Ensinar Literatura através de projetos didático e de temas caracterizadores / Socorro de Fátima Pacífico Barbosa (organizadora) – João Pessoa Editora da UFPB, 2011. BISHOP, Elizabeth. Poemas escolhidos de Elizabeth Bishop. Seleção, Tradução e textos introdutórios de Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. BOZZA, Morgana; CALIXTO, Benedito. A importância do texto literário nas aulas de língua inglesa no ensino médio. Disponibilizado em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_morgana_cris tina_bozza.pdf . Acessado em: 27 set. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006, v.1, p. 239. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 1 – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, Secretária da Educação Básica, 2006. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtesc, 2002. BRITTO, Paulo Henriques. Elizabeth Bishop: os rigores do afeto. In: BISHOP, Elizabeth. Poemas escolhidos de Elizabeth Bishop. Seleção, Tradução e textos introdutórios de Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2012 CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. CARVALHO, I. F.; BRIGLIA, T. M. O texto dramático shakespeariano na aula de língua inglesa do ensino médio. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 11, n. 3, p. 306- 319 set./dez. 2013. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.113.09/3768> . Acesso em: 06 nov. 2020. (Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp000560.pdf. Acesso em: 11 out. 2020. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014. KRAMSCH, C. Culture in foreign language teaching. Iranian Journal of Language Teaching Research – Urmia University, Irã, v. 1, n. 1, p. 57-78, jan. 2013. Disponível em: http://faculty.weber.edu/cbergeson/516/kramsch.2012.pdf. Acesso em: 07 novi. 2020. MOTA, F. 2018. LITERATURA E(M) ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Fólio - Revista de Letras. 2, 1 (abr. 2018). Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5877/1/PDF%20%20Daniela%20Tiberio.pdf Acesso em 04 out 2020. PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. 2ª ed., João Pessoa: Idéia, 2002. PINHEIRO, Helder. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Revista Graphos: Revista de Pós-Graduação em Letras – UFPB, vol. 10, nº 1, 2008. PINHEIRO, Hélder. Literatura: Ensino e pesquisa. In: Flavio Pereira Camargo, Miliane Moreira, Vilma Nunes da Fonseca (org.). Olhares críticos sobre a literatura e ensino. São Paulo: Fonte Editorial, 2014. SANTOS, Andréa. A poesia além da sala de aula: a poesia para a vida. COLETÂNEA PPE UFF/Letras, volume 03, 2015. BRITO, Sérgio. Epitáfio. Disponível em https://www.letras.mus.br/blog/significado-damusicaepitafio/#:~:text=Presente%20no%20%C3%A1lbum%20Melhor%20Banda,%C3%A9%20ta mb%C3%A9m%20interpretada%20por%20ele. Acesso as 25 out 2020. SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. Recife: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, 2005. TIBERIO, Daniela. A Literatura no Ensino de Língua Inglesa [manuscrito]: / Daniela Tibério. - 2014. 39 p. Digitado. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, 2014. ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa P. Ferreira. São Paulo: Hucitec, 1997. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
22 - TCC Josefa Versão Final.pdf | 939,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons